SÃO GABRIEL WEATHER
Resumo de eventos

Lançamentos Literários marcaram o último dia de Feira do Livro

O encerramento da programação da 13ª Feira Municipal do Livro de São Gabriel foi marcado por novidades, emoção e, óbvio, literatura. A programação da tarde, transcorrida após as participações da ACAM, Unipampa e o projeto "É Musicando que se Aprende", teve um bate-papo com Murilo Mattos do Clube do Gibi de São Gabriel, com os também aficionados por HQ's, diretor de Comunicação Social da Prefeitura Claudio Moreira e o assessor de redação da Comunicação Social, o poeta Marcel da Cohab.

Na sequência, foram realizados lançamentos literários de autores ligado à cidade, como o livro "Lucas e Os Sonhos", da autora Marcela Jobim, de apenas 8 anos de idade. Em seguida, a obra poética "O Gemido Animal do Homem", do gabrielense Rossyr Berny, vencedor do Troféu Açorianos.

Na mesma tarde, transcorreu o lançamento do livro de poemas "As Quatro Estações", de Eduardo Fadul, e logo após uma palestra do diretor nacional da Biblioteca do Exército, coronel Biserra, foi realizado por via remota o lançamento do livro "Etapas da Minha Caminhada, Vida do General Alfredo Souto Malan", lançado pelo filho do biografado, coronel Carlos José Sampaio Malan, ex-comandante do 6º Batalhão de Engenharia e Combate. Ao final do evento, o presidente da comissão organizadora, Cláudio Moreira, enalteceu a capacidade de organização da equipe da Secretaria Municipal de educação, liderada pelo Secretário Edjor Lopes Borges.

ACAM

O terceiro e último dia de programação da Feira Municipal do Livro teve na sua programação uma transmissão ao vivo da Associação Cultural Alcides Maya, parceira institucional da Feira do Livro desde sua fundação em 2007. Participaram o presidente da entidade, Antenor Rodrigues, a diretora de cultura Maria Valderez de Oliveira, a ativista cultural Jenny Maria Chagas e a poetisa e contista Maria Cecília de Assis Brasil.

Durante a live, a entidade apresentou o projeto da nova Casa de Cultura, futuro espaço com ambientes especiais para iniciativas culturais, que será resultado da restauração do atual Centro de Artesanato da praça Tunuca Silveira, antigo "Restaurante Panorama". O projeto, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras e Urbanismo através da arquiteta Oriana Segabinazzi, representa um investimento de R$ 500 mil, fruto de duas emendas parlamentares da deputada federal Lisiane Bayer (PSB) e deputado federal Bibo Nunes (União Brasil), no valor de R$ 250 mil cada. "Este projeto da Acam não teria sido possível sem a acolhida do prefeito Rossano Gonçalves e do secretário de Cultura Rogério Melo, do secretário Marcos "Mec" Vieira e todos os agentes da municipalidade", destacou.

Durante a live, a entidade apresentou seus projetos para o fortalecimento da cultura no município, ressaltando o propósito de valorizar todas as formas de expressão cultural, especialmente as mais excluídas.

JOÃO VICENTI

O "Capataz" da 13ª Feira Municipal do Livro de São Gabriel, João Vicenti Vieira dos Santos, consagrado acordeonista da banda Nenhum de Nós, fez uma apresentação especial que abriu a tarde de lançamentos literários da Feira na sexta-feira. Pela manhã, o patrono Amilcar Bettega foi homenageado na Roda de Conversa com ex-patronos da feira, onde foi enaltecida a obra do literato, autor de obras traduzidas em diversos países do mundo.

João Vicenti ressaltou o significado de sua ligação pessoal com São Gabriel, terra onde nasceu e onde construiu suas referências culturais e musicais primárias.

O prefeito Rossano Gonçalves destacou o papel emancipador da leitura e referiu que costumava presentear seus filhos com livros. Hoje são eles que o presenteiam do mesmo modo.

Na sexta mais de uma dezena de autores lançaram seus livros e o evento encerrou com uma palestra da Biblioteca do Senado Federal, mostrando o que consta sobre São Gabriel no acervo do Parlamento brasileiro.


ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (55) 3232-9528 | R: Coronel Sezefredo n° 596 -
Centro | CEP: 97300-222 | SÃO GABRIEL | RS | BRASIL