SÃO GABRIEL WEATHER
Consciência Negra

Governo Municipal atua em favor da igualdade

Neste ano de 2021, o movimento em prol do reconhecimento do dia 20 de Novembro, como o Dia da Consciência Negra completou seu cinquentenário, fruto da mobilização pelos direitos da negritude, liderada por intelectuais como o poeta gaúcho Oliveira Silveira, natural de Rosário do Sul, como uma ocasião para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em São Gabriel, ações pela promoção da igualdade racial estão na agenda do Poder Público, muito antes da inauguração do memorial em prol da igualdade racial, nesta última sexta-feira, 19, na Praça Fernando Abbott.

A Secretaria Municipal da Saúde, seguindo roteiro traçado pelo Plano Nacional de Imunização, priorizou a vacinação das comunidades quilombolas de Von Bock, Cerro do Ouro e Caleira. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social gestiona um conjunto de ações para o atendimento da população negra, que ainda constitui a maioria do público-alvo da pasta, ou seja, as famílias socialmente vulneráveis. Além disso, é sob a responsabilidade da pasta que são feitas ações específicas para o povo negro. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Menino Jesus, é responsável pelo atendimento das comunidades quilombolas do interior do Município, em parceria com a Emater, através de um trabalho de conscientização de direitos e dos benefícios do Cadastro Único - Cadúnico, sistema que permite acesso aos programas sociais da União. Este serviço contempla 12 famílias quilombolas na comunidade de Von Bock, 18 no Cerro do Ouro e 20 famílias na Caleira.

No âmbito da Educação, o Secretário Edjor Borges lidera ações de celebração e conscientização em todas as escolas municipais da rede fundamental, a exemplo de um seminário que aconteceu no sábado passado na Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha. "É na escola que as crianças e adolescentes vão aprendendo a sobre respeito e tolerância, para se tornarem adultos construtores de uma sociedade mais aberta, sem preconceitos e mais feliz", assinalou.

ULTIMAS NOTÍCIAS

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

+55 (55) 3232-9528 | R: Coronel Sezefredo n° 596 -
Centro | CEP: 97300-222 | SÃO GABRIEL | RS | BRASIL