Câmara de Vereadores
Empresa Rek Parking responde a questionamentos dos vereadores
A convite do presidente Sildo Cabreira (PDT), esteve no plenário do Legislativo durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 17 de maio, o diretor da Rek Parking, Éder Vasconcelos de Souza, responsável pelo estacionamento rotativo em São Gabriel. Na oportunidade, Éder respondeu a questionamentos que chegaram aos vereadores através da comunidade sobre a prestação do serviço. A proposta de convite partiu da vereadora Malu Bragança (PATRIOTA).
Abrindo a rodada de perguntas, Malu questionou sobre diversos assuntos como fiscalização dos parquímetros, tempo de tolerância e repasse de valores a prefeitura. O principal deles, como a própria vereadora comentou e que motivou o convite, foi sobre a necessidade de calibragem dos equipamentos (parquímetros) de acordo com padrões do INMETRO e uma possível desregulagem que pudesse lesar o consumidor.
Éder esclareceu que o parquímetro não necessita de aferição do INMETRO, que o seu relógio interno é regulado por um software e que a empresa fornece aparelhos de medição para a sua fiscalização. "A AGESG (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados) aleatoriamente escolhe um parquímetro todos os meses, com um funcionário nosso, um técnico, e verifica se realmente está sob controle. Em qualquer alteração, o nosso técnico, imediatamente, faz o procedimento", declarou Éder.
Outros vereadores também fizeram questionamentos. O vice-presidente Moisés Marques (PL) buscou esclarecimentos sobre as advertências de R$ 16,00 dadas pela empresa quando o limite de tempo de permanência na vaga é esgotado e se essa advertência pode se transformar em multa de trânsito.
Neste sentido, o diretor explicou que elas podem se tornar em multa e perda de pontos na carteira de motorista e que essa competência de gerar o Auto de Infração é da prefeitura, a empresa apenas repassa ao Poder Executivo as notificações, após verificadas que elas não foram quitada em 48 horas. O valor da multa nesses casos é de R$ 196,00 e perda de três pontos na carteira.
Sobre o questionamento do vereador JJ Barcellos para um tempo de tolerância a pequenos caminhões de mudança, a empresa se posicionou abertamente quanto a possibilidade, afirmando que essa prerrogativa é da prefeitura, mas que a flexibilização poderia acarretar em um possível reajuste de preços para equilibrar a arrecadação da empresa.
O presidente Sildo relembrou a época de implantação do estacionamento rotativo, afirmando que se posicionou a favor do serviço e que ele serve para democratizar o espaço público. "Toda mudança gera um desconforto. Eu acredito que as pessoas agora aprenderam a lidar, elas se adaptaram e as críticas diminuíram muito. Mas é claro que esses questionamentos postos aqui hoje chegam ao nosso conhecimento e são necessários estes esclarecimentos", declarou.
O vereador Antonio Bertazzo (PDT) deixou algumas sugestões como a contratação de mais monitores para ajudar a esclarecer a utilização dos parquímetros e a colocação de coberturas contra a chuva.
Por fim, Éder deixou a dica da utilização do aplicativo da empresa, o Rek Pay. O estacionamento rotativo possui 705 vagas na chamada Zona Azul, no centro da cidade, e conta com 8 monitores de apoio.
Deixe seu comentário