veículos entregues
Novos veículos do Irga já estão sendo utilizados
Os Núcleos do Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga já estão usando veículos que foram oficialmente entregues em solenidade realizada em Porto Alegre em 31 de janeiro deste ano. São 30 veículos no total: 20 caminhonetes Fiat Toro Endurance 4x4 e dez Fiat Mobi Like 1.0.
Antes da entrega, a autarquia precisou abrir processo licitatório para contratação de seguro contra acidentes. O investimento total nos 30 veículos adquiridos foi de R$ 4,098 milhões, com recursos orçamentários do Irga oriundos da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO). Essa é a maior entrega de veículos feita ao Irga desde 2011. Até o momento, a frota era de cerca de 60 veículos. Com os 30 carros, haverá um acréscimo de cerca de 50%.
Os carros estão sendo utilizados no trabalho de extensão rural (atendimento aos produtores em suas lavouras) e pesquisa. Já foram entregues as dez primeiras Fiat Toro, que tiveram os seguintes destinos: Coordenadoria Regional da Planície Costeira Externa; Coordenadoria Regional da Fronteira Oeste; Estação Experimental de Uruguaiana; Coordenadoria Regional da Zona Sul; Coordenadoria Regional da Região Central; 16º Nate de Santa Vitória do Palmar; Coordenadoria Regional da Campanha; 3º Nate de Camaquã; Coordenadoria Regional da Planície Costeira Interna; e Estação Experimental do Arroz (EEA) de Cachoeirinha.
Já os Fiat Mobi foram para: 1º Nate de São Gabriel; 9º Nate de Alegrete; 11º Nate de Arroio Grande; 12º Nate de Uruguaiana; 17º Nate de São Lourenço do Sul; 22º Nate de Rosário do Sul; 23º Nate de São Sepé; 29º Nate de Quaraí; e 36º Nate de Formigueiro. Um Mobi ainda será entregue para o 8º Nate de São Borja.
Nesta semana estão sendo entregues outras dez caminhonetes Fiat Toro, que irão para: 8º Nate de São Borja; 19º Nate de Itaqui; 10º Nate de Tapes; 22º Nate de Rosário do Sul; 30º Nate de Santana do Livramento; 24º Nate de Bagé; 4º Nate de Cachoeira do Sul; duas para a EEA; e uma ficará na sede administrativa.
"Essa aquisição era uma demanda antiga e foi totalmente voltada para a equipe técnica do instituto, principalmente para os nossos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga. Assim, melhoramos as condições estruturais dos técnicos e agrônomos que fazem atendimento junto aos produtores nas lavouras", afirma o presidente do Irga, Rodrigo Machado.
O Nate de Quaraí recebeu veículo. "Agradeço a todos os envolvidos que conseguiram atender essa demanda, por ouvirem e colocarem em prática o prometido. O novo carro oficial facilitará com que possamos atender um número maior de produtores no município, chegar a lugares que éramos limitados por usarmos carro particular para trabalho. Ampliaremos os projetos desenvolvidos pelo instituto, fazendo com que pesquisa e extensão caminhem lado a lado", afirma a servidora Riela dos Anjos, de Quaraí.
O Irga de Camaquã também recebeu um Fiat Toro. "O Nate de Camaquã cobre seis municípios da região da Planície Costeira Interna, numa área de 50 mil hectares de arroz e 30 mil hectares em rotação com arroz. É uma área extensa, com estradas internas muitas vezes de difícil acesso. A tração 4x4 está facilitando bastante a mobilidade. Principalmente nos dias de chuva. E na Estação Regional de Pesquisa permite o transporte de carga para os experimentos, dentro e fora da estação", diz o responsável pelo núcleo, Marcelo Ferreira Ely.
A Estação de Pesquisa de Cachoeira do Sul retirou seu veículo na sede administrativa nesta quarta-feira (27). "Uma caminhonete para nossa Estação representa mais qualidade de trabalho, pois vai nos permitir o carregamento de amostras, o que antes era feito em condições não muito ideais. E agilizará em nossas tarefas, já que dependeremos menos de terceiros, principalmente no atendimento aos produtores na lavoura, no carregamento de equipamentos, ou no transporte para participação em palestras ou eventos", aponta a chefe da estação, a pesquisadora Mara Grohs.
Deixe seu comentário