Escola do Legislativo já conta com projetos em andamento
Reestruturação do Vereador Mirim, Projeto musical e prêmio de invação
Em reunião com o Secretário de Educação do município, Edjor Borges, o presidente da Câmara de Vereadores, Sildo Cabreira, e o vice-presidente Moisés Marques, apresentaram o mais recente projeto que está em processo de desenvolvimento no parlamento gabrielense na área da educação, a Escola do Legislativo. Com previsão de ser criada até o mês de junho, a Escola terá uma estrutura administrativa e programação próprias, servindo como uma nova plataforma de educação no município.
E ela já conta com projetos em andamento. No encontro da manhã desta quarta-feira, ficou definido que a Escola do Legislativo irá incorporar na sua programação o projeto musical idealizado pela secretaria de educação chamado Educação e Cultura na Câmara.
Projeto Educação e Cultura na Câmara
A parceria firmada entre a secretaria e a Escola do Legislativo tem como objetivo incentivar e dar visibilidade aos jovens talentos musicais e estudantes da Rede Municipal de Ensino. A primeira edição do evento ficou pré-agendada para o mês de junho, sem data específica ainda, e terá como palco o plenário do Legislativo.
A ideia é que seja realizada uma edição por mês com uma apresentação de fim de ano. Todas as edições serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara e o processo de inscrição dos alunos, bandas ou grupos musicais será definido pela secretaria.
"O plenário da câmara é um espaço único e um dos mais bonitos da cidade. É um local pronto para receber este tipo de evento", afirmou Borges. Já o presidente Sildo destacou os inúmeros jovens talentos do município, "temos tantos talentos musicais na nossa cidade que eles merecem apoio e reconhecimento dos órgãos públicos. Estamos ansiosos para começar a parceria e aproveito a oportunidade para parabenizar a iniciativa do secretário", destacou.
Reestruturação do Vereador Mirim
Outro programa que será incorporado à Escola do Legislativo será o Vereador Mirim. A comemoração em homenagem ao Dia das Crianças foi totalmente reestruturada nesta gestão de 2022 e tem o objetivo de envolver mais os alunos no processo da Casa Legislativa. O termo de adesão da Secretaria de Educação ao programa foi assinado no encontro pelo secretário Borges.
A novidade principal está no processo de eleição Vereadores Mirins. Cada escola irá organizar a eleição dos alunos entre o 6º e 7º anos, que estejam interessados em participar. Eles também irão receber um treinamento bem mais completo sobre o processo legislativo com palestra do presidente e treinamento oferecido por servidores da Câmara.
Os vereadores eleitos nas escolas serão diplomados e realizarão sozinhos o rito de uma Sessão Ordinária e cada um deles irá apresentar uma proposição para ser apreciada e votada durante o encontro. Para isso, eles receberão o acompanhamento de um orientador que será indicado pela escola. Todo o processo será transmitido ao vivo pela TV Câmara e os projetos aprovados serão acatados pela Mesa Diretora dos vereadores titulares e encaminhadas ao prefeito municipal.
"Esse ano nós pensamos em reestruturar a realização do Programa Vereador Mirim. Em envolver mais o aluno no processo e fazer com que ele tenha a experiência de uma eleição, de aprender o tramite regimental da casa e vivenciar através de suas próprias decisões o rito de uma Sessão Ordinária. Estamos capacitando esses jovens e dando-lhes responsabilidade de exercer a sua cidadania com uma experiência que eu tenho certeza que eles irão levar para o resto de suas vidas", argumentou o presidente Sildo.
Prêmio Escola Inovadora
Sildo Cabreira também apresentou ao secretário Edjor o Prêmio Escola Inovadora, que a Mesa Diretora pretende implantar no Poder Legislativo de São Gabriel. O prêmio consiste em reconhecer escolas e professores que implantem iniciativas que venham contribuir com uma nova visão sobre o ensino e a aprendizagem no ambiente escolar, sejam elas através de métodos pedagógicos inovadores, ou iniciativas que implantem o uso eficiente de novas tecnologias e ferramentas online.
"O prêmio também será parte da programação da Escola do Legislativo. O que pretendemos é criar um novo processo de interação entre o Poder Legislativo, as escolas e os estudantes do município, valorizando cada vez mais a transformação da nossa comunidade através da educação", defendeu SIldo.
Deixe seu comentário