Um tradicionalista autêntico
Tradição gaúcha perde o 'gaitinha', aos 78 anos
Morreu, aos 78 anos, na tarde desta sexta-feira (18/11), o músico e tradicionalista Luiz Carlos Azambuja, o popular "Gaitinha". Ele estava hospitalizado no Hospital de Santa Casa de Caridade.
Figura das mais populares de São Gabriel, foi um dos tradicionalistas mais autênticos; em qualquer momento, sendo com calor ou frio, o Gaitinha estava pilchado, com botas, bombachas, poncho ou pala, chapéu de aba larga e lenço no pescoço.
"Gaitinha" não era filho de São Gabriel. É natural de Rio Pardo, onde nasceu em 16 de novembro de 1943, veio para a Terra do Marechais quando tinha apenas 11 meses de idade.
Um dos "palcos" de suas apresentações, o estacionamento do Restaurante Batovi perdeu um pouco da sua alegria. Lá, Gaitinha sempre dava o show tocando ao mesmo tempo a gaita de boca e o pandeiro para os turistas ou para os gabrielenses, que sempre que o avistavam, pediam uma palinha.
"Gaitinha" também foi homenageado pelo Poder Legislativo. Indicado pelo então vereador Evaristo de Oliveira, em 2017, recebeu a Medalha do Mérito Tradicionalista da Câmara de Vereadores.
Deixe seu comentário