SÃO GABRIEL WEATHER

MANDATO

Projeto de Mainardi que denomina rodovia recebe parecer favorável na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã de terça-feira (06/12), parecer favorável ao Projeto de Lei 456/2021, de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que denomina "Rodovia Fernando Adauto Loureiro de Souza" a RSC-473, trecho que liga São Gabriel a Bagé, a partir da BR-290 até a BR-293. O parecer emitido pelo deputado Frederico Antunes (PP), avalizando o projeto recebeu sete votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta agora segue para a Comissão de Segurança e Serviços Públicos para possível aprovação do mérito.

A proposta do deputado Mainardi tem como objetivo denominar "Rodovia Fernando Adauto Loureiro de Souza", homenageando Fernando Adauto Loureiro de Souza, nascido em Lavras do Sul no dia 21 de Fevereiro de 1947. Filho de Vera Maria Souza Loureiro de Souza e Fernando Loureiro de Souza, conhecido como Dô, foi casado com Marilia Lo Iacono Loureiro de Souza e pai de Alessandra e Adauto, além de avô de Manuela e Antônio. Poeta, escritor, pecuarista e engenheiro agrônomo, Fernando Adauto Loureiro de Souza foi um líder rural, atuando como presidente do Sindicato de Lavras do Sul, presidente da extinta Cicade e diretor da Farsul.

O homenageado teve forte atuação no desenvolvimento da pecuária sustentável, com base nos campos nativos, contribuindo muito não só para a conservação da biodiversidade do Pampa, mas também para a manutenção da cultura gaúcha. Foi um dos idealizadores da Alianza del Pastizal, iniciativa desenvolvida pelos parceiros da BirdLife International no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, cujo principal objetivo é integrar a produção econômica com a conservação da biodiversidade do Bioma Pampa. Fernando Adauto faleceu em fevereiro de 2016, aos 68 anos. "É dele a formulação de que a RSC - 473 é um divisor de duas bacias hidrográficas, uma, ao lado esquerdo de quem se desloca de Bagé para São Gabriel, cujos principais rios são Santa Maria e Vacacai, e outra, ao lado direito, cujo principal Rio é o Camaquã. Por isso, denominava esta rodovia de 'espinhaço do Rio Grande do Sul'", comenta Mainardi.

Ao consultar o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o deputado foi informado que não consta denominação para a RSC-473. "A aprovação desse projeto representará reconhecimento da história do ativismo em defesa da biodiversidade do Bioma Pampa gaúcho, por sua liderança rural no Sindicato de Lavras do Sul e pela preservação da memória de suas obras como escritor", pondera Mainardi.

'Sicredi realizou a Gincana Solidariedade do Programa A União Faz a Vida' Anterior

'Sicredi realizou a Gincana Solidariedade do Programa A União Faz a Vida'

César Oliveira e Rogério Melo recebem prêmio Teixeira em Porto Alegre Próximo

César Oliveira e Rogério Melo recebem prêmio Teixeira em Porto Alegre

Deixe seu comentário