SÃO GABRIEL WEATHER

Solenidade aconteceu em Porto Alegre

Rossyr assume cadeira na academia Rio-Grandense de letras

O escritor e poeta Rossyr Berny assumiu a cadeira 39 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono era Francisco Ricardo e seu último ocupante foi Francisco Pereira Rodrigues. A Sessão Solene da Academia, que deu posse ao gabrielense, aconteceu no dia 14 de setembro, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do RS.

A solenidade teve presença de colegas, familiares e amigos do escritor e poeta, além da esposa, professora Sodê Freitas, com o plenário lotado. O presidente da ARL, Rafael Ban Jacobsen, deu posse na cadeira para Rossyr, além da entrega da medalha feita por Sodê, que simboliza a incursão na Academia.

O paraninfo Airton Ortiz fez a saudação e descreveu a trajetória acadêmica do colega e amigo, desde os tempos de estudos, juventude e a luta para realizar pela cultura em tempos de opressão, além de desenvolver a veia artística. Na sua manifestação, Rossyr relembrou a sua trajetória, a partir de seus pais, Ervandil e Maria, e por meio de suas poesias sensíveis e doces, homenageando familiares, os irmãos, além de falar das situações atuais do mundo e país. Ele também prestou uma homenagem emocionada a sua irmã Andréa, falecida neste ano.

Rossyr agradeceu a todos que lhe prestigiaram e ao carinho da comunidade, assim como dos colegas escritores pela homenagem. "Estou feliz porque é um compromisso grande, representar a Atenas Rio-Grandense, mas vou me empenhar como faço há 45 anos, bem representar a cidade em uma entidade que tem mais de 120 anos, e aproveito para mandar um carinho enorme para a comunidade gabrielense que sempre nos prestigiou", finalizou. Na ocasião, foi oferecido um coquetel e uma sessão de autógrafos e fotos. O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, enviou ofício parabenizando o poeta pela homenagem.

SAIBA MAIS

Rossyr Berny nasceu, em São Gabriel, em 30 de agosto de 1952. Vive em Porto Alegre desde 1973, onde formou-se em Jornalismo, sendo Mestre em Teoria da Literatura, ambos pela PUCRS; e professor pela Faculdade de Formação de Professores, na São Judas Tadeu. Em 1974 publica seu primeiro texto, inaugurando sua estrada literária. Desde então, soma 22 obras publicadas nos campos da poesia, biografia e romance. Traduziu cinco livros do Espanhol para o Português, obras de Carlos Higgie, Nélida Marina Manfrú e Rubinstein Moreira. Igualmente foi traduzido na Argentina, por Perpétua Flores; no Paraguai, por Victor Casartelli e, no Uruguai, por Rubinstein Moreira. Dentre eles, "O gemido animal do homem", "Homem-Autômato: poemas", "Desuniverso", "O exercício da lágrima" e "Não se suicidar é preciso". Em 1985 fundou a Editora Alcance, uma das que mais pública no Rio Grande do Sul e a que mais publica poesia no Brasil. Editora e diretor têm recebido importantes prêmios nacionais e estrangeiros, como o Jabuti, São Paulo; Carlos Drummond de Andrade, Minas Gerais; Prêmio Raíces, Argentina; Carlos Sabat Ercasty, Uruguai, entre muitos outros.


Semana Municipal do idoso inicia na próxima segunda Anterior

Semana Municipal do idoso inicia na próxima segunda

Seleção Militar Inicial 2022 foi realizada em Serafina Corrêa Próximo

Seleção Militar Inicial 2022 foi realizada em Serafina Corrêa

Deixe seu comentário