SÃO GABRIEL WEATHER

Vigilância em Saúde

Risco de óbito por covid-19 é até 16 vezes menor em pessoas com 2º reforço

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou um estudo que indica que pessoas que tomaram a segundo reforço da vacina contra a covid-19 tem até 16 vezes menos risco de óbito, dependendo da idade, em comparação com quem ainda não completou o primeiro esquema da vacina (duas doses iniciais ou a dose única da Janssen). O dado consta no balanço da situação vacinal no Rio Grande do Sul divulgado na sexta-feira (2) e realizado a partir de dados dos sistemas SIPNI e SIVEP-Gripe.

Entre os idosos (acima dos 60 anos), população considerada mais vulnerável pelo fato de terem uma imunidade mais limitada, a taxa de mortalidade é até oito vezes menor para quem já fez a segunda dose de reforço em comparação com quem não completou o esquema vacinal inicia.

Na comparação com quem completou o esquema vacinal primário, mas não tomou nenhuma dose de reforço, o risco de óbito é quatro vezes menor. Já em relação a quem tomou a primeira dose de reforço, mas está com a última em atraso, o risco é duas vezes menor.

A faixa etária dos idosos representou cerca de 90% dos óbitos por covid em novembro, segundo dados da Cevs.

A maior diferença registrada pelo estudo ocorreu na faixa entre 40 e 59 anos. Nesta faixa, o segundo reforço chega a diminuir o risco de morte pelo coronavírus em 16 vezes, de acordo com o estudo. Enquanto a pessoa com segunda dose nesta idade tem uma taxa de mortalidade de 2,79 por cem mil pessoas por ano, o índice é de 44,9 para quem não tem o esquema primário completo.

Ter o segundo reforço também reduz em mais da metade o risco de morte nessa população em comparação com a pessoa com o primeiro reforço - de uma taxa de mortalidade de 6,80 por cem mil (com 1º reforço) para 2,79 (com o 2º reforço).

Diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri afirma que a análise ratifica aquilo que já havia sido percebido em outras oportunidades após o início da vacinação.

"Quanto mais completo é o esquema vacinal do indivíduo, maior chance ele tem de não evoluir para hospitalização ou óbito. O segundo reforço, que na nossa última análise ainda não estava disponível, trouxe uma redução significativa nas taxas de mortalidade, de quase duas vezes menos risco de óbito entre os idosos e menos 50% entre as pessoas de 40 a 59 anos", afirmou.

No entanto, ainda é grande o número de gaúchos que estão com as doses de reforço em atraso. De acordo com a Cevs, 2,2 milhões de pessoas no Estado estão com essa dose em atraso, número maior, inclusive, do que o de pessoas já tomaram: 1,97 milhão.

Outras três milhões estão com o primeiro reforço em atraso e mais 651 mil estão com a segunda dose do esquema primário não realizada no tempo preconizado.

Confira as taxas de mortalidade por 100 mil pessoas

Faixa etária de 18 a 39 anos:

- Sem esquema primário completo: 3,91

- Esquema primário completo: 1,65

- Com 1º reforço: 1,30

Faixa etária de 40 a 59 anos:

- Sem esquema primário completo: 44,90

- Esquema primário completo: 10,32

- Com 1º reforço: 6,80

- Com 2º reforço: 2,79

Faixa etária de 60 anos ou mais:

- Sem esquema primário completo: 443,64

- Esquema primário completo: 215,13

- Com 1º reforço: 103,81

- Com 2º reforço: 53,64

*Sem esquema primário completo é a pessoa não vacinada com nenhuma dose ou com esquema incompleto (uma dose no esquema de vacinas com duas doses); esquema primário completo equivale a duas doses ou dose única.


Saúde realiza mutirão contra a dengue neste sábado Anterior

Saúde realiza mutirão contra a dengue neste sábado

Saúde destina R$ 450 mil para obras em hospital de Rosário do Sul Próximo

Saúde destina R$ 450 mil para obras em hospital de Rosário do Sul

Deixe seu comentário