SÃO GABRIEL WEATHER

Suspeita de pólio no Pará

São Gabriel mantém mobilização com vacinação em eventos

A queda na taxa de vacinação contra poliomielite no Brasil reacendeu uma preocupação que havia sido sanada no início dos anos 1990, quando a doença foi considerada oficialmente eliminada no País. A meta anual de imunização deve contemplar 95% das crianças brasileiras, porém, essa porcentagem ficou em 76,05% em 2020 e 67,71% em 2021, segundo o DataSUS. A tendência é que continue havendo diminuição nesse índice.

Em São Gabriel, a taxa - durante a campanha de vacinação - ficou abaixo de 60%. Para ampliar o público, a Secretaria Municipal da Saúde definiu o cronograma de ações para o mês de outubro, mesmo depois de encerrada a campanha nacional. A médica Kátia Raposo informou que, no próximo domingo (09/10), haverá vacinação na Feira dos Produtos da Terra dos Marechais, na Urcamp, a partir das 10 horas; a mobilização segure, de segunda a sexta, no terceiro turno da Unidade Brandão Júnior. A pessoas poderão se deslocar para a UBS a partir das 18 horas. O atendimento vai até 21 horas.

Também no domingo (09/10), haverá vacinação para crianças que forem levadas pelos pais, na antiga estação férrea, durante a mateada do Centro Espírita Chico Xavier. No dia 12, a mobilização será na Praça Dr. Fernando Abbott.

SUSPEITA NO PARÁ

A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) informou que investiga um caso suspeito de poliomielite em uma criança de três anos. Segundo um documento de comunicação de risco informado pelo órgão, a criança com paralisia testou positivo para poliovírus (SABIN LIKE 3). Apesar do resultado, o documento afirma que outras hipóteses não estão descartadas, como a Síndrome de Guillain Barré, e que o caso continua sendo investigado.

O caso suspeito foi relatado em um menino de três anos, residente do município de Santo Antônio do Tauá, no interior do Estado. Ele apresentou os primeiros sintomas, incluindo febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA) no dia 21 de agosto. Algumas semanas depois, ele perdeu a força nos membros inferiores, sem conseguir se manter em pé. A coleta de fezes foi realizada no dia 16 de setembro e encaminhada ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. O laudo, com o resultado positivo para Sabin Like 3 foi emitido na última terça-feira (04/10).

Santa Casa prestigia abertura da Semana Municipal do Idoso Anterior

Santa Casa prestigia abertura da Semana Municipal do Idoso

Ciclo de palestras ressalta políticas de proteção à pessoa idosa Próximo

Ciclo de palestras ressalta políticas de proteção à pessoa idosa

Deixe seu comentário