SÃO GABRIEL WEATHER

Atividade em outubro

Saúde realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Dados apontam que no ano passado o Brasil registrou a menor taxa de cobertura mamográfica para mulheres entre 50 e 69 anos, atingindo a marca de 17% de alcance, ainda menor que em 2019, quando o percentual era de 23%. Esse e outros indicadores preocupantes foram levantados pelo Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde, que avaliou procedimentos de detecção e tratamento da doença entre 2015 e 2021. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 70% da população feminina a partir dos 40 anos realize o exame anualmente. No Brasil, a faixa etária rastreada está restrita ao grupo entre 50 e 69 anos.

A Secretaria Municipal da Saúde organizou uma série de atividades inseridas na Campanha Outubro Rosa. Algumas destas ações já começaram no final de semana passada, com serviços sendo disponibilizados em eventos da Prefeitura; na quarta passada, durante a mateada da Rádio Batovi, foram feitos testes rápidos, verificação de pressão arterial e verificação de HGT.

A Secretaria Municipal da Saúde vai realizar coleta de preventivos, em todas as Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento. As Unidades disponibilizarão senhas para marcação de exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Ainda, a Unidade Brandão Júnior realizará, nas terças e quintas, a coleta de preventivos, no turno da noite, das 18 às 21 horas.

No Dia 22 de outubro, segundo a secretária da Saúde, médica Kátia Raposo, a Secretaria realizará o Dia D de mobilização e prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

No Dia D, todas as UBS's estarão abertas, entre 13 e 17 horas. As mulheres que realizaram exames preventivos e de mamografia durante o mês, participarão de sorteios de brindes.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres do Brasil, como indicam dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e, para o ano de 2022, foram estimados cerca de 66.280 novos casos pelo órgão. Os números preocupam especialistas, que defendem que a mamografia é o caminho mais rápido para o diagnóstico precoce. Segundo estudo da UK Age Trial, a técnica é capaz de reduzir até 25% a taxa de mortalidade.

O Ministério da Saúde preconiza que o exame deve ser realizado a cada dois anos para o grupo na faixa etária entre 50 e 69 anos -- após a menopausa, quando é possível identificar melhor as lesões mamárias e alterações como calcificações, nódulos e tumores. Antes desse período, a densidade das mamas é maior, o que aumenta o risco de resultados falso-positivos e falso-negativos e representa uma exposição desnecessária à radiação.

Em três eventos com disponibilidade de vacina contra a polio, seis crianças foram vacinadas Anterior

Em três eventos com disponibilidade de vacina contra a polio, seis crianças foram vacinadas

Santa Casa prestigia abertura da Semana Municipal do Idoso Próximo

Santa Casa prestigia abertura da Semana Municipal do Idoso

Deixe seu comentário