SÃO GABRIEL WEATHER

Diário Oficial da União

Ministério da Saúde publica portaria com critérios da divisão dos recursos para o piso de enfermagem

O Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (19/05) publicou a portaria do Ministério da Saúde sobre os critérios de divisão dos recursos federais complementares para o pagamento do piso às categorias da enfermagem.
A portaria foi publicada após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que viabilizou o pagamento do piso nacional da enfermagem com abertura de crédito especial de R$7,3 bilhões no orçamento de 2023 que serão repassados a estados, municípios e Distrito Federal.
Com a nova forma de divisão dos recursos, todas as gestões municipais receberão um repasse mínimo da União. Os critérios observaram questões socioeconômicas e demográficas, visando contemplar municípios com menor poder aquisitivo.
Vale lembrar que não compete ao Ministério da Saúde estabelecer critérios que digam respeito às jornadas de trabalho, aos padrões de vencimento e aos sistemas remuneratórios estabelecidos entre os entes subnacionais e seus respectivos servidores, nem entre empresas privadas e seus funcionários.
O Ministério da Saúde constituiu um comitê para monitorar e atender as diferentes demandas relacionadas ao repasse de recursos federais em apoio à implementação do piso. A pasta acredita no diálogo interfederativo para fazer frente ao desafio.


Anterior

Ministério da Saúde desativa COE Arboviroses após queda de casos de dengue. Monitoramento continua em todo país

Próximo

Ministério da Saúde lança edital com 541 vagas para o Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário