SÃO GABRIEL WEATHER

Evolução da colheita

Frio pode comprometer desenvolvimento do arroz no Rio Grande do Sul

No início desta manhã de quarta (30/03), com a chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul, foram observados temporais mais fortes, e com muitas descargas elétricas atmosféricas, que se concentram nas faixas norte, nordeste e noroeste do estado.

Em Rosário do Sul a chuva já superou os 70mm em 24 horas, mas ainda está um pouco longe dos 124,1mm, que é sua climatologia para março. Além disso, as rajadas de vento foram de 88,6km/h em São Luiz Gonzaga, entre às 03 e 04 horas desta madrugada de quarta. Em Cruz Alta a rajada de vento foi de 89,3km/h entre 05 e 06 horas. Em Santo Augusto, no mesmo período, a velocidade do vento chegou aos 83,9km/h e em Santo Ângelo, com 83,2km/h às 05horas de hoje, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do aeroporto.

Segundo dados do Earth Network, houve 66 descargas elétricas atmosféricas neste início de quarta-feira (30) em Porto Alegre. Sendo 21 raios, nuvem solo.

Por conta da chegada deste sistema e o forte contraste térmico na região, durante a madrugada de quarta-feira (30) houve queda de granizo em Pelotas, no Capão do Leão, em São Gabriel e em São Borja.

Com o avanço desta forte frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (30), há condições para muitos temporais, granizo e rajadas de vento. Os temporais são acompanhados de chuva intensa, volumes altos, muitos raios e ventos fortes (rajadas entre 60 e 70 km/h) mas que pontualmente não se descarta o risco de chegar próximo dos 100 km/h, também há risco de granizo isolado. A noite, a temperatura mínima deverá ser registrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sudoeste do PR, como nos municípios de Uruguaiana, Bagé, Rio Grande, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Passo Fundo, Bom Jesus, Porto Alegre, Chapecó, Campos Novos, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

Na madrugada de quinta-feira (31/03), por conta desta frente fria, houve uma pequena possibilidade de frente de rajada ou eventual tornado de maneira muito isolada entre o centro e oeste do estado do Rio Grande do Sul. Durante a noite, o tempo já voltou a ficar estável na metade sul do Rio Grande do Sul, mas ainda chove nas áreas de divisa com Santa Catarina.

À noite, os ventos começaram a soprar do quadrante sul e a temperatura diminui, por isso, municípios da fronteira sul podem registrar suas menores temperaturas do dia no período da noite.

MASSA DE AR POLAR

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar e seca avança sobre o interior do continente, com seu centro entre Argentina e Uruguai já consegue influenciar no tempo sobre o Rio Grande do Sul.

Por conta dessa massa de ar polar, os ventos passam a soprar do quadrante sul e são ventos frios, por isso, a temperatura despenca em todo o estado. A manhã de quinta-feira (31/03) foi gelada na Campanha Gaúcha, até mesmo durante a tarde, com a presença do sol, a temperatura não subiu. O frio pode comprometer o arroz em desenvolvimento tardio.

Nas áreas do centro e norte do estado a chuva perde muita força e já não há mais previsão de precipitação, as temperaturas também despencam, por conta dessa massa de ar polar, mas ainda há previsão de muita nebulosidade pela manhã. O sol aparece mais forte a partir da tarde.

RS: Vila Nova do Sul garante merenda escolar através do Pnae Anterior

RS: Vila Nova do Sul garante merenda escolar através do Pnae

Irga divulga novo levantamento da colheita Próximo

Irga divulga novo levantamento da colheita

Deixe seu comentário