Universidade Regional Integrada
Apicultores de Santiago e região terão nova oportunidade de empréstimo
A partir do dia 21 de julho, os apicultores de Santiago e região poderão contar com uma nova possibilidade de microcrédito. Com o objetivo de valorizar a produção de mel, a empresa Imembuí Microfinanças, em parceria com a prefeitura de Santiago e a Universidade Regional Integrada (URI), vão destinar até R$ 20 mil para os produtores.
O microcrédito é a concessão de empréstimos a pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional. Por isso, de acordo com o diretor geral da Imembuí Microfinanças, Arlimar Silveira de Oliveira, a iniciativa vai beneficiar um grupo de microempreendedores que ainda não tinham um crédito especializado que pudesse atender as demandas da apicultura.
-Essa nova linha de crédito vem para agregar ao trabalho dos apicultores, que poderão investir em seus negócios com a compra de maquinários e utensílios. Assim o aumento da estrutura possibilitaria uma maior quantidade de abelhas e resultaria em uma maior venda dos produtos. E, certamente, os apicultores poderão contar com o apoio da universidade no atendimento e conhecimento científico - explica.
A iniciativa foi idealizada pelo vereador de Santiago, Fernando Silveira de Oliveira e também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a partir da Casa do Empreendedor que da atendimento especializado para empresários e prestadores de serviço.
Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Sadi Gioda, essa parceria possibilita o crescimento do empreendedorismo em Santiago e região.
- A linha de crédito para apicultura é um grande passo para o fomento da cadeia apícola e do setor do mel de todo o Vale do Jaguari. Muito mais que disponibilizar o crédito específico ao produtor, é a relevância que um crédito nominal "Crédito Apicultor" coloca para esta cadeia produtiva - comenta.
Requisitos para o empréstimo
O microcrédito para apicultores terá valor máximo de R$ 20 mil, com uma taxa de juros especial, de 3,79% ao mês, e pagamento das parcelas direto no carnê. O requisito é que o microempreendedor tenha no mínimo 6 meses de atividade no comércio, não tenha restrição nos órgãos de crédito e possua um avalista com renda compatível.
O lançamento oficial do microcrédito será no dia 21 de julho, no auditório da URI Santiago, e contará com a presença do poder Executivo e Legislativo de Santiago, além de pesquisadores da URI na área da apicultura. Após a reunião, será feito o credenciamento dos apicultores interessados em adquirir a linha de crédito.
Deixe seu comentário