SÃO GABRIEL WEATHER

Protestos acontecerão em São Gabrie

Caminhoneiros prometem para após feriadão de 7 de setembro

Nas redes sociais como facebook, twitter, whatsapp e telegram, as convocações para o setor do transporte estão bem mais fortes. Apesar de lideranças caminhoneiras estarem divididas, a participação da categoria é quase certa. Mesmo com líderes contra, os motoristas de caminhão devem participar não representando uma classe, mas sim como cidadãos em prol do governo.

Um dos representantes, Plauto Gama, confirma a mobilização em São Gabriel, com início na parte da manhã (concentração na Avenida das Acácias, no Jardim Europa) e carreata, culminando com protestos na BR-290, no trevo do Posto Gauchão. No mesmo local, em maio de 2018, a classe dos caminhoneiros - apoiada por produtores rurais - paralisou o trânsito de veículos reivindicando mais renda e menos impostos.

Líderes dos caminhoneiros disseram, durante a semana, que só haverá adesão à paralisação no dia 7 de setembro se os protestos incluírem as demandas da categoria. Com liderança descentralizada, os caminhoneiros tentam realizar mobilizações ao longo deste ano, sem sucesso, contra o aumento no preço do combustível e em defesa da tabela com pisos mínimos de frete.

A convocação para o 7 de setembro, porém, recebeu críticas dos trabalhadores. Eles consideraram que as pautas não correspondem a suas necessidades. O protesto, segundo vídeo divulgado em redes sociais pelo cantor Sérgio Reis, seria favorável ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e defenderia a destituição de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e o voto impresso.

José Roberto Stringasci, presidente da ANTB (Associação Nacional de Transporte do Brasil), afirma que a ação pode receber apoio dos caminhoneiros, se incluir os pleitos da categoria. "Só vou apoiar como brasileiro e representante da categoria se o pessoal que está organizando colocar nessa pauta uma mudança na política dos preços dos combustíveis e uma reforma tributária já", disse.

Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), diz que a convocação de paralisação é antidemocrática. "Se há problema no Judiciário, no Legislativo, e há, são outras formas de resolver, não esse movimento extremado de fechar o Congresso, destituir ministro."

O presidente da Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim, conhecido como Chorão e um dos líderes da greve de 2018, divulgou vídeo em que diz que os caminhoneiros não estão envolvidos nos atos e que o cantor não os representa.


Tropas do Exército Brasileiro são certificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) Anterior

Tropas do Exército Brasileiro são certificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Aneel cria nova bandeira tarifária, e taxa extra da conta de luz é de R$ 14,20 Próximo

Aneel cria nova bandeira tarifária, e taxa extra da conta de luz é de R$ 14,20

Deixe seu comentário