suspensão de perícias
INSS suspende temporariamente perícias médicas do programa de revisão
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente a realização de perícias médicas do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. As perícias são necessárias para revisão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. A suspensão se deu em virtude do aumento de casos de covid-19 no país.
A suspensão vale para perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano. A portaria conjunta do INSS e do Ministério do Trabalho foi publicada na quinta-feira (13/01). Segundo o ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre, e o INSS comunicará aos segurados a nova data.
Os segurados afetados pela suspensão das perícias continuarão recebendo os benefícios normalmente.
A portaria manteve o atendimento para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal.
O Brasil vem registrando uma curva acentuada no aumento dos casos de covid-19. Dados do dia 12 do Ministério da Saúde registraram 87.471 casos de covid-19 em apenas 24 horas. Há uma semana (5), o número de diagnósticos positivos foi 27.267, três vezes menor do que o registrado na quarta-feira. Já o último dia de 2021 registrou 10.282 casos de covid-19 no Brasil em 24 horas.
Como ficam os pagamentos do auxílio doença?
Embora tenha sido confirmada a suspensão da perícia médica, o INSS garantiu que os pagamentos do auxílio doença vão continuar. Considerando que não foi falta do segurado, mas uma medida do próprio Instituto, por isso, não há culpa do cidadão.
As parcelas continuam sendo repassadas na conta em que o indivíduo recebe tradicionalmente o seu salário. Mas é preciso ficar atento, assim que as perícias retornarem o cidadão deve fazer o procedimento para garantir a continuidade do pagamento.
No entanto, ainda não foi informado pelo Instituto como devem proceder aqueles que já estavam com o benefício suspenso, e que agora não poderão realizar a revisão. Para esse grupo, a dica é aguardar novas informações ou tentar contato telefônico no 135.
Deixe seu comentário