ELEIÇÃO NA URCAMP
Alunos protestam em frente ao campus da universidade em São Gabriel
Estudantes do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) protestaram na noite de terça-feira (13/09), em Bagé, Santana do Livramento, Alegrete e São Gabriel contra a decisão do Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT) que reduziu o peso dos votos dos estudantes para mudar o resultado do pleito.
Em uma decisão controversa, na noite desta segunda-feira (12/09), o Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT), fundação da qual faz parte o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), reverteu o resultado da eleição para a reitoria, que havia sido homologado no último dia 5 pela comissão eleitoral.
Por 10 votos a 3, os conselheiros acataram o recurso da Chapa 2 e concederam o quarto mandato consecutivo a Lia Quintana, atual reitora e presidente da FAT. O professor Derli Siqueira será o vice-reitor.
O recurso pediu a revisão da fórmula de cálculos da votação e a vitória da Chapa 2, o que foi acatado pelo conselho. Com a fórmula de cálculo apresentado pela Chapa 2 em seu recurso, diminui a a importância dos votos dos alunos, que davam vantagem à Chapa 1.
No último dia 5, a comissão eleitoral homologou a Chapa 1 como vencedora, então com o professor Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho para reitor e, para vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança.
"Infelizmente, o conselho tinha maioria dela (Lia) e passou por cima do estatuto da Urcamp e da FAT, da legislação maior da nossa instituição e, por maioria de votos, declarou a Chapa vencedora", declarou Guilherme Cassão. A Chapa 1 irá recorrer da decisão, informa Guilherme que disse ter sido ameaçado fisicamente por um dos participantes da reunião.
De acordo com Gabriel Feijó, um dos conselheiros que votou contra o recurso, o estatuto é claro no que refere à fórmula de votação. "Neste sentido não há como entender a decisão dos demais conselheiros".
O recurso
O recurso da Chapa 2 pediu a suspensão dos efeitos do resultado da eleição enquanto o mérito é julgado.
O recurso invoca o Estatuto da FAT/Urcamp, questiona a validade da contagem, apresenta tabelas e cálculos pelos quais sairia vencedora do pleito, solicita à FAT que faça um exame detalhado da contabilização dos votos e, por fim, conclame a Chapa 2 como vencedora do processo eleitoral. O documento foi assinado pelos candidatos no dia 8 de setembro.
NOTA OFICIAL DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO ATTILA TABORDA
O Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda (FAT) comunica que na segunda-feira (12/09), em reunião extraordinária de seus membros, deliberou o recurso interposto pela Chapa 2, referente às eleições para reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), o qual foi deferido.
A decisão, por maioria de votos, deu provimento ao recurso apresentado pela Chapa 2, que contestou o cálculo utilizado pela Comissão Eleitoral designada para o pleito.
Neste momento, com o objetivo de dar conhecimento à população em geral, especialmente aqueles que recebem informações distorcidas em relação às eleições da Urcamp, servimo-nos do presente, para confirmar a Chapa 2, vencedora do pleito, conforme analisado, discutido e deliberado por este Conselho Direitor. Assim, o Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda, como instância recursal, assegurou, garantiu e concluiu o direito do contraditório previsto em seu Estatuto.
O Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda como instância finalística na Instituição, dará posse à Chapa vencedora, escolhida através do voto direto dos professores, funcionários e alunos da Urcamp.
Reafirmamos nosso compromisso ético e de senso de justiça, cujas decisões, antes de qualquer coisa, estão afetas à interpretação da norma jurídica, ao bem-estar social de todas as mantidas e as finalidades para as quais a Fundação Attila Taborda foi instituída.
Por fim, reiteramos que esta decisão teve parâmetro, na íntegra, o Estatuto da Urcamp, sem qualquer alteração prévia, tampouco no cálculo do peso dos votos de cada categoria (professores, funcionários e alunos), e está consoante à decisão tomada pela maioria dos membros eleitos deste Conselho Diretor.
Bagé, 14 de setembro de 2022
Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda
Deixe seu comentário