Ensino infantil começa no dia 21
Ano Letivo começará no dia 16 de fevereiro com aulas 100% presenciais
O ano letivo para alunos da rede municipal de ensino começará no dia 16 de fevereiro, com ato de abertura oficial, às 9 horas, na Escola Municipal Tarso Dutra. Em 2022, a rede receberá 7 mil alunos e, com a vacinação da população adulta e também de crianças em estágio avançado, o governo municipal decidiu que as aulas serão 100% presenciais.
A decisão aconteceu depois de uma reunião com o prefeito Rossano Gonçalves, realizada na manhã desta terça-feira (08/02), envolvendo o secretário de Educação, Edjor Lopes Borges e a secretária da Saúde, médica Kátia Raposo. O vice-prefeito, Lucas Menezes, também participou das discussões.
Para o iníco das aulas, medidas sanitárias contra a covid-19 deverão ser adotadas, seguindo as recomendações da nota normativa 38 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), com uso obrigatório de máscaras por funcionários e alunos; manutenção de ambientes ventilados; ambientes deverão ser higienizados antes de cada turno de aula ou uso de alunos diferentes; locais de toque intenso, como corrimões, maçanetas, entre outros, devem ser limpos com maior frequência; disponibilização de álcool gel; vedar o uso de bebedouros, estando sua utilização liberada para a reposição de água potável em copos ou garrafas individuais, desde que mantidos devidamente higienizados e com filtros válidos. Essas são algumas das determinações que serão adotadas.
A solenidade de abertura do ano letivo terá a presença do secretário de Educação, Edjor Lopes Borges, além da participação da direção e professores.
A abertura acontecerá simultaneamente nas demais escolas da rede e, depois, nos períodos da tarde e noite, com a recepção de alunos.
O início do ano letivo, em função de protocolos, será somente para equipes diretivas, no dia 14 de fevereiro, no Salão de Atos do IPRESG, às 19 horas, com apresentação artística do palhaço Bebé.
INFANTIL
A data de abertura do ano letivo para alunos do Ensino Infantil será no dia 21 de fevereiro. Diferente do Ensino Fundamental, o começo das atividades na educação infantil dependia de autorização da Câmara de Vereadores para contratação de professores. Em sessão extraordinária - realizada na manhã de terça-feira (08/02), o Poder Legislativo aprovou a contratação de 30 professores para a área, garantindo a definição da data de abertura.
Mais de 2 mil alunos estão matriculados no Ensino Infantil. Por causa da pandemia de Covid-19, parte deste público (envolvendo crianças de zero a 3 anos, inscritas nas creches municipais) não precisa ser encaminhado para as escolas e terão, por um período de até 6 meses, a vaga garantida.
Alunos da Pré-Escola (acima de 3 anos), no entanto, terão que participar das atividades. "Só é obrigado, perante a lei, a partir das Pré-Escola. Então, essas crianças, precisarão participar das atividades presenciais", explica o secretário de Educação.
Além desta questão, prefeito e secretário definiram as principais prioridades da pasta com relação ao orçamento deste ano, em especial a obra da Escola do Esporte, no Parque Doutor Eglon, e a ampliação de outras unidades escolares do município. "Podemos assegurar que da parte da gestão municipal não faltará empenho para trabalhar por nossos alunos e reverter os efeitos dessa pandemia na vida escolar da nossa meninada", asseverou.
Deixe seu comentário