Aulas presenciais
Ensino híbrido completa 30 dias observando os protocolos sanitários
Passado pouco mais de um mês após o retorno das aulas no sistema hibrido, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) divulgou os números do primeiro mês após a retomada das atividades nas escolas do Município. Relatório mostra que, de 6.500 matriculados, 870 alunos optaram por participar das aulas presenciais. O Ensino Fundamental - que reúne estudantes do 1º ao 9º ano - mobiliza o maior contingente de pessoal, com 650 alunos; e o Ensino Infantil, dividido em Pré A e B e ainda Berçário e Maternal, tem 150 crianças de três a cinco anos e 70 menores de três anos.
A retomada das aulas no sistema híbrido aconteceu no dia 14 de junho, atendendo determinações previstas no Decreto Municipal 75/2021. As 37 escolas da rede municipal foram preparadas fisicamente para o retorno das atividades, cumprindo exigências como totens, dispenser, termômetros, placas informativas, tapetes sanitários e materiais de higienização.
Em um mês, cinco alunos e oito professores testaram positivos para COVID-19, mas nenhum dos casos foi contraído dentro da escola. Segundo o secretário Edjor Lopes Borges, os doentes se contaminaram no ambiente familiar e para evitar que o vírus fosse transmitido para o público estudantil, foram adotadas medidas de prevenção. "Todos os que estiveram em contato direto passaram pelos protocolos do Comitê local e fizeram os testes, dando negativo".
Conforme o secretário, o número de alunos que participam das aulas presenciais vem aumentando gradativamente, mas ainda é baixo em razão do frio e chuvas, "medida que é adotada pelos pais (ou responsáveis) que ainda repensam na hora de autorizar o retorno dos filhos. Mesmo assim, todos os protocolos são mantidos e as instituições seguem preparadas para receber bem e com segurança os nossos estudantes", finalizou.
COMO FUNCIONA HOJE: entradas e saídas de turmas em horários diferentes, ausência de recreios e educação física, permanência dos alunos por 3h dentro da escola, transporte escolar com 50% da capacidade e os inúmeros cuidados com a higienização além de outras informações técnicas e reestruturação de pessoal.
Deixe seu comentário