SÃO GABRIEL WEATHER

Universidade Federal do Pampa

Unipampa celebra 15 anos com entrega de título de Doutor Honoris Causa a Oliveira Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) celebra nesta quarta-feira, 11, o aniversário de 15 anos da sua Lei de Criação, em 11 de janeiro de 2008. A comemoração teve início com uma Assembleia Universitária de entrega do título de Doutor Honoris Causa in memoriam a Oliveira Ferreira da Silveira. A cerimônia concluiu o processo de concessão do título a um dos símbolos da resistência e memória do Povo Negro e intelectual responsável pela idealização do dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

A proposição do título para o intelectual foi uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus São Gabriel, com apoio do Neabi Oliveira Silveira do Campus Bagé e aprovada em novembro de 2021. O evento contou com a presença da biógrafa de Oliveira Silveira e professora da Unipampa, Sátira Pereira Machado, da filha do poeta da consciência negra, Naiara Rodrigues Silveira Lacerda, além do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, comunidade universitária, sociedade civil e imprensa.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, manifestou-se em nome de toda a comunidade universitária sobre a concessão do título. Ele ressaltou a importância da homenagem em termos de representatividade para a Universidade e sociedade brasileira. "Estamos humildemente reconhecendo uma grande pessoa da sociedade", frisou o reitor.

Durante a cerimônia, Sátira Machado fez a interpretação de poesias de Oliveira Silveira. A professora enalteceu a importância das pesquisas sobre a vida e obra do poeta afro-gaúcho. "Como a Unipampa, na metade sul do Rio Grande do Sul, (Oliveira Silveira) orgulhava-se de suas raízes e contribuiu com soluções inovadoras para problemas globais", destacou a biógrafa do autor.

Representante do Neabi do Campus São Gabriel, Carlos Alberto Xavier Garcia, detalhou o surgimento do projeto de concessão do título a Oliveira Silveira, com o objetivo de destacar o trabalho do autor para o movimento negro no país. "Seus versos são incisivos e apresentam temas, linguagens e pontos de vista marcados pelo pertencimento étnico e pelo propósito de construir um texto afro-brasileiro gaúcho", afirmou Garcia.

A filha do poeta, Naiara Silveira, agradeceu a todos/as os/as pela homenagem e fez um relato da sua ligação com o pai. "Através de sua história, ele me transmitiu sua maior lição e me deixou sua maior herança, que é seu legado". Segundo ela, o título é um reconhecimento da luta e protagonismo de Oliveira Silveira.

Sobre Oliveira Silveira*

Oliveira Fereira da Silveira foi um poeta negro brasileiro, nascido em 1941 na área rural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Filho de Felisberto Martins Silveira e de Anair Ferreira da Silveira. Graduado em Letras - Português e Francês com as respectivas Literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Oliveira Silveira atuou também como docente de português e literatura e ativista do Movimento Negro. Ele foi o responsável por estudar a data e sugerir a evocação do dia 20 de Novembro, implantada no Brasil pelo Grupo Palmares a contar de 1971, tornando-se Dia Nacional da Consciência Negra em 1978.

Como escritor, publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia, entre eles "Pêlo escuro" e "Roteiro dos tantãs". O autor também fez parte de diversas antologias, coletâneas, artigos e obras coletivas. Entre algumas distinções recebidas por Oliveira Silveira estão a menção honrosa da União Brasileira de Escritores, do Rio de Janeiro, pelo livro "Banzo Saudade Negra" e o Troféu Zumbi, concedido pela Associação Satélite-Prontidão, da comunidade negra de Porto Alegre.

Oliveira Silveira também atuou nos grupos Razão Negra, Tição, Semba Arte Negra, Associação Negra de Cultura e como integrante da Comissão Gaúcha de Folclore. Além disso, foi conselheiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), no período de 2004 a 2008. Faleceu aos 67 anos, em decorrência de câncer, em 1 de janeiro de 2009, na cidade de Porto Alegre.

Entidade orienta municípios a não cumprirem reajuste do magistério anunciado pelo MEC Anterior

Entidade orienta municípios a não cumprirem reajuste do magistério anunciado pelo MEC

Educação ampla prazo de confirmação das matrículas nas escolas estaduais Próximo

Educação ampla prazo de confirmação das matrículas nas escolas estaduais

Deixe seu comentário