SÃO GABRIEL WEATHER

Veja as consequências

Asfaltamento da BR-158 trouxe desenvolvimento econômico para a região

O asfaltamento da BR-158 ganhou vida e deu espaço para um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região. Desde a década de 1970, falava-se na construção da rodovia, que serviria de acesso direto entre Rosário do Sul, São Gabriel e Santa Maria, tornaria viagens mais curtas, redução no preço do frete e, consequentemente, a circulação de bens e pessoas entre a Região Central e a Fronteira iria aumentar exponencialmente. Ela começou a ser construida 10 anos depois, mas as verbas insuficientes repassadas pelo governo federal não deram conta de manter um ritmo constante das obras.

A solução veio com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007. Com mais dinheiro disponível, dois anos depois, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) conseguiu entregar a rodovia completamente remodelada. Segundo o órgão, o investimento total foi de R$ 122 milhões. Em valores atuais, corrigidos pelo IPCA, o asfaltamento da estrada teria custado em torno de R$ 215 milhões aos cofres públicos. Como comparação, os 14,5 quilômetros da Travessia Urbana de Santa Maria foram orçados em R$ 309 milhões.

O bom estado de conservação é um chamariz para motoristas excederem a velocidade máxima permitida, que é de 100 quilômetros por hora, mesmo com as curvas sinuosas que fazem o traçado da rodovia. O movimento de caminhões, principalmente oriundos da Fronteira, impressiona.

Outro cuidado são com os animais da rodovia. Não são raros casos de ovelhas, vacas e cavalos pela pista, o que exige ainda mais alteração do motorista ao cruzar pelo trecho, principalmente em dias de neblina, algo que é corriqueiro no inverno.

As cidades de Rosário do Sul e São Gabriel foram as mais beneficiadas com o asfaltamento da BR-158. A viagem até Santa Maria ficou mais curta, levando agilidade no deslocamento e desenvolvimento econômico aos municípios da região.

Para São Gabriel, além do encurtamento da distância com Santa Maria, a cidade passou por um novo ciclo de desenvolvimento econômico, podendo, inclusive, angariar mais impostos. A explicação para o aumento da arrecadação municipal está na localização da BR-158. A maior parte da rodovia fica em solo gabrielense, atraindo investimentos, que se transformam em renda e investimento ao município.

"A nossa região, do centro em direção à fronteira, tem muitos municípios de maior extensão territorial. O asfaltamento ajudou muito no desenvolvimento da agricultura e agropecuária, já que esse seguimento precisa ter um escoamento da produção", afirma o prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves (PL).

Um exemplo da prosperidade econômica é o centro de coleta de grãos, instalado pela Cooperativa Agrícola de Júlio de Castilhos (Cotrijuc) às margens da rodovia, no ano passado. O investimento total do complexo foi de R$ 13 milhões. "A rodovia foi determinante para a região. Ao longo desse trecho, tivemos muito investimentos, principalmente direcionados à soja", conclui Rossano.

114 QUILÔMETROS DE DESENVOLVIMENTO RURAL

A BR-158 surge em meio a propriedades rurais e vias de difícil acesso para escoar a produção. Quem passa pela estrada e olha para os lados percebe o desenvolvimento rural da região. Entre plantações e a presença de bovinos e ovinos, a rodovia se tornou fundamental para o escoamento dos grãos produzidos nas propriedades do entorno. "Estimamos que, na nossa região, tenha triplicado a produção de soja após a implementação da BR-158", afirma Rossano.

Em toda a Região Central, a área plantada de soja passou de cerca de 350 mil hectares, em 2010, para 1 milhão na última safra. O engenheiro agrônomo da Emater em Santa Maria, Luis Fernando Oliveira, afirma que é fundamental que exista uma rodovia asfaltada próxima às propriedades. Isso facilita o escoamento da produção e também reduz os custos do frete, já que os caminhões sofrem menos transtornos para acessar as localidades. "É claro que a instalação de uma rodovia, ainda mais neste período, em que a gente vive um crescimento do plantio de grãos, vai proporcionar condições de infraestrutura necessárias para que essa atividade se instale com mais velocidade", relata.

É tanta produção que estimula cooperativas de grãos a investirem em postos de coleta às margens da BR-158. A Cotrijuc foi uma delas. O investimento total no complexo foi de R$ 13 milhões, com capacidade de armazenar 240 mil sacas de soja.

OLIVAS

Com 12 mil árvores de oliva no interior de São Gabriel, o agricultor Marco Aurelio Cunha, 67 anos, acompanha a história da rodovia há mais de 40 anos. Ele falou sobre os avanços que o asfaltamento trouxe para a região com a reportagem do jornal Diário de Santa Maria. " Me lembro de uma ocasião em que teve uma enchente muito forte. Tivemos que sair de trator até já perto de Santa Maria. Isso aqui era um fim de mundo. Quando essa estrada saiu, mudou completamente a vida da região. Aqui não se plantava nada, não se tinha nada, apenas um pouco de pecuária. Com a estrada, veio a agricultura e houve a junção do crescimento da soja na nossa região. A medida que a soja foi plantada nesses solos arenosos, houve uma mudança total. Para nós, que temos os olivais, essa estrada se tornou vital. Caso contrário, não teria escoamento", relatou.

PASSAGEIROS

Além de cargas, a rodovia se tornou o principal caminho até Santa Maria para passageiros vindos de Rosário do Sul e também de São Gabriel. O prefeito Rossano Gonçalves, no entanto, reclama da queda do número de viagens diárias para Santa Maria oferecidas pela empresa de ônibus que atende o município. Atualmente, são duas viagens diárias, partindo da rodoviária às 8h50min e 15h30min. "Existe a necessidade de linhas de transporte coletivo de forma mais seguida. Ela é muito eventual. Isso já foi levado para conhecimento dos órgãos competentes", afirma.

José Pedro Teixeira, diretor de operações da Planalto, responsável pelas linhas, explica que a empresa foi obrigada a diminuir o número de viagens diárias durante a pandemia em função das restrições impostas para tentar conter a Covid-19 que, consequentemente, diminuíram a demanda.

como reflexo da pandemia, a tradicional empresa santa-mariense entrou com um pedido de recuperação judicial, no final do mês passado, para conseguir manter os empregos e o serviços prestados. Em nota, a Planalto afirmou que o principal motivo para o pedido foi a redução exponencial de passageiros em função da pandemia.

Uma das medidas da empresa durante a pandemia foi a implementação de uma linha entre Santa Maria e Uruguaiana que vai e volta no mesmo dia. O principal objetivo é a compra de produtos nos free shops da cidade brasileira,

Como na maioria das rodovias, reclamações por excesso de velocidade e imprudência dos motoristas são comuns na BR-158. O problema fica ainda maior em um asfalto quase sempre em boas condições e uma via permeada de curvas.

O chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, Daniel Pozzobon, relata que a estrada recebe a mesma atenção das demais atendidas pela polícia. "A PRF, em Santa Maria, é responsável por diversas estradas, entre elas, a BR-158. O trecho recebe o policiamento idêntico aos demais", afirma.

As principais ocorrências de acidentes no trecho entre Santa Maria e Rosário do Sul são casos de aquaplanagem de veículos antigos e sem as revisões necessárias.


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