SÃO GABRIEL WEATHER

Honra ao Mérito

Comandante Militar do Sul recebe medalha Plácido de Castro

Em cerimônia cívico-militar no quartel do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, na manhã desta quinta-feira, 24 de março, o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, realizou a outorga da Medalha Plácido de Castro, condecoração máxima do Poder Executivo Municipal, ao comandante militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade, gabrielense de nascimento. No ato, foi realizada formatura das tropas das três unidades militares da Guarnição Federal de São Gabriel.

No ato da condecoração, o prefeito Rossano ressaltou a ligação de São Gabriel com as Forças Armadas desde os primórdios de sua formação, como fortificação militar fundada por Dom Félix de Azara em 1800 e estabelecida junto ao Rio Vacacaí por outro militar, o marechal João de Deus Menna Barreto, em 1825. "O general Valério, que deu sua contribuição pessoal pela paz nos conflitos de Angola e da Bósnia, que conquistou suas quatro estrelas com preparo, inteligência e dinamismo, e que breve emprestará ao país sua competência no Estado Maior do Exército, é uma prova viva de que a Terra dos Marechais continua servindo ao Brasil com filhos que orgulham nosso passado e dão esperanças ao nosso futuro", declarou o prefeito.

O general destacou estar sensibilizado com a homenagem e relembrou a juventude em São Gabriel, parabenizando a Guarnição Federal de São Gabriel pelo crescimento profissional de sua capacidade de resposta tática nos últimos anos. "Receber uma medalha que leva o nome do coronel Plácido de Castro, herói da Pátria que libertou o Acre das mãos estrangeiras, é uma honra extraordinária, vinda da minha terra, e eu só posso ser grato ao prefeito Rossano e aos meus conterrâneos gabrielenses", ressaltou.

O ato solene teve a presença de autoridades militares como o Comandante da 6ª Divisão do Exército, general Rollemberg Ferreira da Cunha; o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Carlos Vinícius Vasconcelos, e o comandante do 4º Grupamento de Exército, Coronel Flávio Batista Bogoni, além dos comandantes tenente-coronel Adriano Souza Dias (9º RCB), tenente-coronel Orlando Marin (6º BE Com) e capitão Lucas Catirse (13ª Cia Com). Após as homenagens, o comandante teve reunião com os comandos das unidades militares de São Gabriel e cidades vizinhas, e depois fez uma visita ao Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, onde se encontra o maior acervo gaúcho sobre a participação dos "pracinhas" da FEB na Segunda Guerra Mundial.


São Gabriel protocola projeto para o programa 'A casa é sua' Anterior

São Gabriel protocola projeto para o programa 'A casa é sua'

Valores a receber: nascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque Próximo

Valores a receber: nascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque

Deixe seu comentário