Agente de Endemias
Prefeitura retoma atuação dos Agentes de Combates às Endemias
Com a posse da nova Agente de Endemias do Município, Édila Andrade Rodrigues, foram retomadas as atividades de vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde que competem ao Agente de Combate a Endemias, profissional fundamental no controle das endemias.
Uma equipe de Agentes de Saúde da 10ª Coordenadoria Estadual de Saúde estiveram no Município entre os dias 26 e 30 de junho, realizando capacitação prática à nova Agente de Endemias. A capacitação foi realizada através das práticas de campo referentes ao Programa Estadual de Controle de Dengue e Programa de Controle da Doença de Chagas.
Durante esta semana de capacitação e treinamento, foram visitadas 56 residências no Município e, dentre elas, foram encontrados três focos do mosquito Aedes Aegypti. Dando continuidade ao trabalho, a Agente de Combate às Endemias, realizará visitas e inspeções em residências e comércio em geral, com objetivo de identificar possíveis focos e orientar a comunidade na prevenção, evitando que novos focos apareçam.
Para se reproduzir, o mosquito Aedes Aegypti utiliza todo o tipo de recipiente capaz de acumular água, como garrafas, latas, vasos de plantas, pneus, entre outros materiais encontrados nos quintais das casas ou terrenos, incorretamente depositados a céu aberto.
A Secretária Municipal de Saúde, Luciana Barbosa Souto Dias, afirma que a conscientização da população também é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito, pois ele é o vetor de transmissão da doença e para prevenir é preciso interromper do ciclo de vida do mosquito, impedindo assim a disseminação da doença. Para isso verifiquem nos seus quintais se existe algum recipiente com água acumula
Deixe seu comentário