SÃO GABRIEL WEATHER

Luto

São Gabriel perde Ana Rita Focaccia

O prefeito Lucas Menezes assinou, na tarde de quarta-feira, 13 de julho, o Decreto Executivo n.º 62/2022, declarando Luto Oficial de três dias em São Gabriel pelo falecimento da comunicadora, advogada e empresária Ana Rita Chiapetta Foccaccia, falecida na tarde de hoje, aos 58 anos, após travar uma árdua luta contra o câncer. Deixa o esposo, Márcio Ferreira, desportista, e o filho Theodoro Chiappeta Focaccia Saibro, advogado radicado em Porto Alegre, e também os irmãos André Matheus e Ana Martha.

Nascida em 9 de setembro de 1963, filha do comunicador Dagoberto Focaccia, decano do rádio gabrielense, e de Ana Maria Chiapetta Focaccia, voluntária social e dirigente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ana Rita formou-se advogada pela Funba - Faculdades Unidas de Bagé, da Fundação Átila Taborda, em 1985. Foi também assessora parlamentar do Poder Legislativo e trabalhou, por um tempo, na Rádio Emissora Batovi.

Foi integrante da equipe da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de São Gabriel, em gestões de Rossano Dotto Gonçalves e de Baltazar Balbo Teixeira, nos anos 90. Também foi colunista política em jornais como "A Notícia", "Jornal da Cidade" e "Cenário de Notícias". Foi secretária executiva da AMFRO (Associação de Municípios da Fronteira Oeste) durante o período do então prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, como presidente da entidade.

Em 8 de dezembro de 2010, fundou o jornal "O Fato", ainda em atividade, e considerado por ela como a sua grande contribuição para a coletividade. Escritora de talento elevado, usava de fina ironia e erudição para descrever os fatos do cotidiano, sempre com o toque da sua personalidade.

Ana Rita é considerada uma pioneira das mulheres na Comunicação Social. Sua ousadia e determinação inspirou e abriu espaço para muitas mulheres que se tornaram influenciadoras de mídia na modernidade. O timbre limpo e suave de sua voz marcou desde locuções para campanhas políticas até eventos e festivais nativistas, onde atuou como cerimonialista. Foi apresentadora, por diversas edições, da Estância da Canção Gaúcha, ao lado de comunicadores como Wagner Hudson e João Pedro Lemos. "Sua perda deixa uma lacuna enorme na Imprensa e na Sociedade. Em tudo que fez na vida, deixou marcas de ousadia e personalidade que marcaram todas as suas realizações", resssaltou o prefeito Lucas Menezes.

Prefeitura de Santa Margarida do Sul firma termo de cooperação técnica com o INCRA Anterior

Prefeitura de Santa Margarida do Sul firma termo de cooperação técnica com o INCRA

Defesa Civil atende ocorrências no Gabrielense, Santa Clara e Assentamento Conquista do Caiboaté Próximo

Defesa Civil atende ocorrências no Gabrielense, Santa Clara e Assentamento Conquista do Caiboaté

Deixe seu comentário