Trabalho social
Com apoio da Protege, Santa Casa inaugura sua nova brinquedoteca
O Hospital de Santa Casa de São Gabriel inaugurou, na manhã de sexta-feira (18/03), a sua nova Brinquedoteca. A sala, especialmente projetada para ser um espaço de recreação para as crianças, está localizada junto a Unidade Pedriátrica da instituição.
O novo ambiente foi desenvolvido com recursos angariados pelo Grupo Protege - Compartilhando Bem, entidade assistencial que trabalha no fomento de projetos sociais de entidades já existentes que defendem causas humanitárias e de interesse público. O ato inaugural contou com a presença de dirigentes da Hospital - provedor Cilon Siqueira; o administrador hospitalar José Neri de Oliveira; Coordenadora de Enfermagem, enfermeira Camila Guedes; responsável pelo Setor de Pediatria, enfermeira Joana Frantz; e Michele Becker (enfermeira que trabalhava no hospital no início do projeto) - e integrantes da direção da Protege - Fabiana Gallon, Maria Eulália Cardon, Maira Souto, Ângela Guedes e Lidiane Turatti.
A juíza Fabiana Gallon, que responde pela coordenação da entidade, disse que o projeto chegou a ser interrompido por causa da pandemia.
"Estávamos com bastante incerteza. Não sabíamos se iríamos conseguir concluir, ou não, mas felizmente conseguimos", comentou.
Com apoio da Protege, a Brinquedoteca recebeu ar condicionado (com instalação) e recursos para estruturação, doação de brinquedos e televisor, tudo isso desenvolvido com a participação de outras instituições e comunidade.
O projeto arquitetônico da Briquedoteca foi assinado pela arquiteta Oriana Dickel Segabinazi e os desenhos, que decoram as paredes, foram feitos pela artista Viviane Oppermann. As duas profissionais trabalharam voluntariamente.
"Se tornou um espaço de esperança dentro da Santa Casa, para que essas crianças, que estão por algum motivo aqui (internadas), possam ter um local de alegria. Lembrá-las que são crianças e independente do que está acontecendo, aqui é um local para comemorar a vida", disse Fabiana.
O provedor Cilon Siqueira disse que o projeto é muito importante para o hospital. "É uma maneira de dar alguns minutos... algumas horas de recreação a elas. Por estarem aqui, internadas, com alguma enfermidade... e isso faz a diferença. Agradecemos muito esse grupo de senhoras que está nos entregando a Brinquedoteca, que é um espaço que foi criado com fim específico de amenizar o sofrimento das crianças".
APOIO
O Grupo Protege é responsável, também, por ações desenvolvidas em apoio ao Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho. No mês passado, a entidade fez a doação de ares-condicionados para instalação em quartos e no refeitório.
Deixe seu comentário