SÃO GABRIEL WEATHER

informativo da santa casa

O olhar e cuidado aos profissionais de saúde

O serviço de psicologia do Hospital Santa Casa de Caridade de São Gabriel, vêm através deste manifesto, trazer apoio à equipe assistencial atuante nesta instituição. Através da conduta ética estabelecida pela profissão, que assegura o respeito à dignidade, igualdade e integridade do ser humano, nossa atuação visa a eliminação de quaisquer formas de discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Trabalhar em contexto hospitalar, independentemente da função exercida, lidando diariamente com situações de adoecimento e sofrimento, em qualquer circunstância, é uma experiência desafiadora. No entanto, é preciso reconhecer que o cenário de pandemia transforma e intensifica esse desafio, exigindo dos profissionais de saúde uma dedicação que vai além dos limites físicos e psicológicos.
Durante um ano e dois meses, 583 colaboradores, entre eles pais, mães, irmãos e filhos, deixam suas famílias, afirmando a escolha pelo trabalho de cuidar, em que assumem o risco a si e aos seus em prol do cuidado àqueles que necessitam. Esses profissionais permanecem expostos não somente à contaminação pelo vírus, mas também à jornada de trabalho intensa e exaustiva. Embora na função de profissionais, são seres humanos, que ao se depararem com a maior escala de mortes já vivenciada, se fragilizam e sensibilizam diante da dor que não podem evitar ou remediar.
Percebemos profissionais adoecidos, manifestando estresse intenso, níveis de ansiedade elevados, síndrome de burnout, depressão e pânico. Essa instituição com o apoio de alguns setores e comissões internas, realiza atividades, buscando a promoção da saúde desses profissionais, através de momentos de escuta, acolhimento e suporte emocional às equipes. Porém, nada disso será suficiente enquanto não houver empatia, compreensão, reconhecimento e principalmente cuidado por parte da população, à esses seres que tanto cuidam.
Portanto, pedimos o apoio à estes profissionais para que possam ao sair do seu ambiente de trabalho, voltar às suas casas e famílias em segurança, recuperando as forças para continuar nesta batalha que ainda não sabemos quando será o fim.


Ana Juliana Ximendes           Flavia Romero          Juliana Gonçalves
        Psicóloga                           Psicóloga                      Psicóloga

Usuários que ingressarem no IPE Saúde a partir de 1 de julho terão que cumprir carências Anterior

Usuários que ingressarem no IPE Saúde a partir de 1 de julho terão que cumprir carências

Prefeito se vacina contra o covid-19 e faz chamamento à população Próximo

Prefeito se vacina contra o covid-19 e faz chamamento à população

Deixe seu comentário