SÃO GABRIEL WEATHER

Realizada no IPRESG

Reunião com gestores de Saúde discutiu tratamentos Oncológicos para São Gabriel

São Gabriel sediou, na manhã desta quarta-feira (01/06), a reunião mensal da Comissão de Intergestores Regionais (CIR). O evento, promovido pela 10ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), aconteceu na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel (IPRESG) e contou com a presença de gestores e assessores técnicos das secretarias municipais de saúde dos municípios de Alegrete, Rosário do Sul, Manoel Viana, Santana do Livramento, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Santa Margarida e São Gabriel.

A reunião discutiu ações regionais e contratos com os hospitais que atendem os 11 municípios da 10ª Região, sediada em Alegrete.

Enfermeira e coordenadora do Centro de Oncologia Marina Ramos, Fernanda Coirolo participou do encontro para esclarecer questões que envolvem pedidos de transferência de atendimentos de outras cidades para São Gabriel. 90% das solicitações são feitas por gabrielenses; as demais são de pacientes de municípios próximos, como Rosário do Sul, por exemplo.

As consultas são reguladas pelo Estado e os pacientes terão que ser registrados em um sistema de Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon); para que não haja duplicidade de registros, eles terão que receber liberação médica (mediante assinatura de um termo de responsabilidade) em Uruguaiana para figurarem numa relação de agendamentos para São Gabriel. Essa agenda ocorre de acordo com a complexidade.

"Teoricamente, eles deveriam terminar o tratamento em Uruguaiana. Mas, é claro, o paciente tem o direito de vir para cá (São Gabriel) e Se tratar no município que reside; é mais fácil. Ele terá que assinar um termo de desistência do tratamento em Uruguaiana", explica.

O processo é simples. O paciente terá que consultar em uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade e o médico responsável solicitar o seu encaminhamento para atendimento no Centro Oncológico. O cadastro no Gercon será feito na Unidade Brandão Júnior e a regulação estadual o encaminhará para São Gabriel como primeira consulta. O tratamento não é interrompido. Ele segue a partir do último estágio em Uruguaiana.

No entanto, poderá haver uma pausa que varia entre 15 a 20 dias, atualmente.

O Centro de Oncologia Marina Ramos terá capacidade para atender, mensalmente, cerca de 540 consultas especializadas (que vão de oncologia clínica a cirúrgicas) via Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde amplia vacinação contra a gripe 'A' para população acima de 6 meses Anterior

Saúde amplia vacinação contra a gripe 'A' para população acima de 6 meses

vaga de emprego da santa casa e necrologia Próximo

vaga de emprego da santa casa e necrologia

Deixe seu comentário