1790 doses
São Gabriel inicia nova etapa de vacinação hoje
O governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (18/03) a distribuição da segunda maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 repassada pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul. São 318,2 mil doses da CoronaVac/Instituto Butantan divididas em 27 caixas. A maior parte será levada às coordenadorias regionais de saúde (CRS) para divisão entre os municípios gaúchos com apoio do transporte aéreo das forças da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A quantidade de vacinas recebida agora é superada apenas pela primeira remessa, em 18 de janeiro, quando o RS recebeu 341,8 mil unidades. Até agora, já foram nove lotes, entre CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, totalizando 1,6 milhão. Mil doses ficarão armazenadas na Ceadi, em Porto Alegre, para repor ampolas que tenham sofrido variação de temperatura para mais de 8°C em algum momento do trajeto até o destino.
Idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem parte da população que poderá tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. A Secretaria Municipal da Saúde vai informar o cronograma em São Gabriel nesta sexta. O Município recebeu (na noite de ontem) 1.790 doses.
Os grupos a serem vacinados com este novo lote foram definidos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS). A opção foi por destinar todo o estoque para dar continuidade às vacinações de primeira dose.
De acordo com o painel de vacinação, com atualizações diárias da SES, até a a manhã de quinta-feira (18/03) já haviam sido aplicadas 924.895 vacinas (676.569 na primeira dose e 248.326 na segunda dose). Em São Gabriel, 5.577 já haviam sido aplicadas, sendo 3.944 primeiras doses e 1.633 segundas doses.
LEGENDA: Helicóptero da Polícia Civil transporte caixas térmicas com imunizantes para a 4ª e 10ª CRS, com pouso em Santa Maria - Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP
Deixe seu comentário