10 e 11 anos com comorbidades
São Gabriel inicia vacinação de crianças contra a covid-19 nesta quarta
A Secretaria Municipal da Saúde inicia, nesta quarta-feira (19/01), a vacinação de crianças contra a Covid-19. A imunização infantil acontecerá em etapas. Nesta primeira, serão aplicadas vacinas em crianças de 10 e 11 anos com comorbidades (veja abaixo a lista). Os responsáveis deverão apresentar um documento que comprove a comorbidade, podendo ser atestado médico, exame ou receita.
Equipes de saúde foram preparadas para atender as crianças. O Salão Paroquial - local sede da vacinação - será utilizado, no dia, exclusivamente para a imunização infantil e recepção de meninos e meninas e seus responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. A vacinação acontecerá entre 8 e 13 horas.
FRASCO LARANJA
A vacina da Pfizer para uso em crianças apresenta dosagem e composição diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. A formulação da vacina para uso pediátrico é de duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com esquema de pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
Com o objetivo de diferenciar as vacinas para crianças dos imunizantes para maiores de 12 anos, a tampa do frasco da vacina de uso pediátrico é na cor laranja.
BRASIL
Ao menos 15 estados brasileiros e o Distrito Federal deram início no fim de semana passado à campanha de vacinação para as crianças contra a Covid-19.
Na sexta (14/01), algumas capitais brasileiras adiantaram a largada com atos simbólicos, como São Paulo, que aplicou a 1ª dose no indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos.
O primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças chegou ao Brasil ainda na quinta-feira (13/01) e 1.248.000 doses foram distribuídas pelos estados.
No Rio Grande do Sul, em todos os municípios, a vacinação começa no dia 19 de janeiro, inicialmente entre o público com comorbidades.
Na primeira etapa, serão atendidas 96.427 meninos e meninas com alguma doença. Depois, serão atendidas crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades.
AUTORIZAÇÃO DA ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil no dia 16 de dezembro. A decisão foi fruto de avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica no dia 12 de novembro.
LISTA DE COMORBIDADES:
Asma
Doença Neurológica
Obesidade
Imunodeficiência
Doença cardiovascular (cardiopatias)
Pneumopatias
Neoplasias
Doenças
Hematológicas
Diabetes Mellitus
Sindrome de Down
Doença Renal Crônica
Deixe seu comentário