SÃO GABRIEL WEATHER

Pacientes são transferidos para UTI Geral

Sem médicos plantonistas, Santa Casa fecha UTI covid-19

Os pacientes que estavam em tratamento intensivo na Unidade Covid-19 foram transferidos, no final da tarde de sábado, para a UTI Geral. A medida foi oficialmente confirmada pela administração do Hospital da Santa Casa de Caridade. Desta forma, mesmo que temporariamente, São Gabriel deixa de ter uma UTI para atendimento específico a casos de Covid-19.

O fechamento da UTI Covid vinha sendo cogitado, nos bastidores, há mais de duas semanas por causa do pedido de desligamento dos médicos plantonistas que atuam no setor.

Medo, constrangimento e estresse estão entre os argumentos apresentados pelos profissionais que pediram afastamento dos serviços. A decisão tem relação direta com fatos ocorridos nos últimos meses, com denúncias em redes sociais relacionando o atendimento da Unidade a mortes associadas ao coronavírus ocorridas em São Gabriel.

Além disso, fotos e vídeos gravados dentro do setor, onde um profissional acusa um colega médico de omissão de socorro, também reforçam as justificativas. Tal atitude, assim como outras divulgações em redes sociais, instaurou na comunidade gabrielense um sentimento de dúvida que já estava dificultando o trabalho no setor.

Para reverter o quadro, a administração do hospital tenta contratar novos profissionais, que atuariam na função de plantonistas. Segundo o administrador do hospital, José Neri de Oliveira, a medida deverá ser anunciada após a nomeação do novo diretor técnico da instituição. Desde o dia 7 de junho, a parte técnica está sem coordenação.

Encontrar novos profissionais para o setor não tem sido uma tarefa das mais fáceis. "Em dois dias, contatamos mais de 20 médicos. Pelo menos, cinco deles admitiram receio. Mas estamos trabalhando no sentido de reativar a UTI Covid-19. Assim que tivermos um novo diretor técnico, novas medidas serão anunciadas", comentou o administrador.

"Em razão da pandemia, hospitais, em todo o Estado, estão encontrando dificuldades para encontrar mão de obra médica; na sexta-feira passada, liguei para três empresas de mão de obra médica das cidades de Santa Cruz, Santa Maria e Porto Alegre e me disseram que só poderão assumir compromisso com uma data e equipes programadas", disse Neri.

PACIENTES TRANSFERIDOS

Não é a primeira vez que pacientes diagnosticados com Covid-19 são internados na UTI Geral. "Isso aconteceu muitas vezes, em outras oportunidades, quando a UTI Covid-19 esteve lotada. Os pacientes são colocados na UTI Geral, mas em um espaço isolado, com protocolos de isolamento e medidas de segurança para pacientes e profissionais", argumenta.

A decisão de transferir os pacientes para a UTI Geral é uma medida temporária para evitar que haja necessidade de encaminhamento para outros Municípios. Com problemas para organizar a escala de médicos, o profissional da UTI Geral passa a cuidar também dos pacientes da Unidade Covid-19. "Mas é importante destacar que as equipes não são as mesmas. Temos equipe de enfermagem para a Geral e para a Covid. Só o médico é responsável pelas duas unidades".


UTI covid segue fechada e pacientes são assistidos em área anexa a UTI Geral Anterior

UTI covid segue fechada e pacientes são assistidos em área anexa a UTI Geral

São Gabriel já utilizou 92,58% das vacinas recebidas para imunização contra a gripe 'A' Próximo

São Gabriel já utilizou 92,58% das vacinas recebidas para imunização contra a gripe 'A'

Deixe seu comentário