SÃO GABRIEL WEATHER

Dia do Arcanjo São Gabriel: Uma Celebração de Fé e Unidade

No último domingo, 29 de setembro, foi celebrado em todo o Ocidente Cristão o Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Em nossa cidade, esta foi uma ocasião para celebrar e homenagear o padroeiro da cidade, Arcanjo São Gabriel, com uma rica programação promovida pela Paróquia católica que leva seu nome. Às 18 horas, a comunidade se reuniu na Praça do Arcanjo para a reza do terço, seguida de uma procissão até a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa votiva em honra ao arcanjo.

A figura de São Gabriel transcende fronteiras religiosas, refletindo a importância universal do mensageiro divino. Para os católicos, ele é o santo angélico que trouxe a mensagem de Deus à Virgem Maria. Em 1.º de abril de 1951, o papa Pio XIII o consagrou como o padroeiro das telecomunicações, simbolizando a disseminação da palavra divina. Mesmo para as igrejas evangélicas e protestantes, que não veneram santos, Gabriel é tratado de forma diferenciada, visto como o arcanjo que anunciou o nascimento do Rei dos Reis, Jesus Cristo, destacando sua missão de esperança e salvação.

Na tradição judaica, tanto no Talmud como na Cabala, Gabriel é reconhecido como o guardião do portal celeste, atuando como guia do profeta Daniel, ajudando-o a decifrar as profecias sobre Jerusalém e os desígnios de Deus para Seu povo. Para os muçulmanos, ele é a voz de Alá, que recitou cada palavra do Alcorão Sagrado ao Profeta Maomé, consolidando seu papel como o mensageiro mais importante no Islã.

Para os gabrielenses, São Gabriel não é apenas um símbolo religioso; ele é o guardião da nossa terra, um protetor que inspira a comunidade a viver em harmonia, fé e solidariedade.  São Gabriel tem esse nome porque o fundador da vila original, o militar e cientista espanhol Dom Félix de Azara, resolveu homenagear a vila que havia fundado ao pé do Cerro do Batovi, dando-lhe o nome do santo de devoção do então governante (Vice-Rei) da Província do Rio da Prata, possessão da Coroa Espanhola que cobria o Oeste gaúcho e toda a área atual da Argentina, Dom Gabriel de Avilez y del Fierro.

Neste mês de setembro, celebramos não apenas a história e a devoção, mas a unidade que o Arcanjo Gabriel representa em nossas vidas, unindo diferentes tradições e crenças em torno de um mesmo ideal de paz e amor.

Assim, lembramos que a mensagem de São Gabriel é atemporal e universal, ressoando em nossos corações e fortalecendo nossos laços como comunidade.



PRÉDIO DA CÂMARA PASSARÁ POR MELHORIAS ESTRUTURAIS Anterior

PRÉDIO DA CÂMARA PASSARÁ POR MELHORIAS ESTRUTURAIS

GABRIELENSE CONCORRE AO TÍTULO DE PESONAGEM DO MÊS FARROUPILHA. Próximo

GABRIELENSE CONCORRE AO TÍTULO DE PESONAGEM DO MÊS FARROUPILHA.

Deixe seu comentário