evento comemora 57 anos
Com medidas de prevenção, procissão de São Jorge é confirmada
O número de devotos de São Jorge parece aumentar de um ano para o outro. Antes da pandemia, a procissão em homenagem ao Santo Guerreiro registrava, em média, cerca de 500 pessoas (a pé e em carros). Este ano, a estimativa é de que o público diminua em razão das medidas de prevenção a Covid-19.
O Centro de Umbanda Cabana do Pai Xangô e Oxalá informa que será realizada uma carreata obedecendo todas as normas de precaução ao coronavírus, para garantir a segurança dos devotos. O objetivo é homenagear o santo, mas evitar aglomerações. O evento também será transmitido pelo Facebook.
Outra novidade é a arrecadação de alimentos para famílias carentes. As doações serão repassadas às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação ocorrerá em frente ao Centro.
A procissão completará 57 anos sob a tutela do Centro Cabana do Pai Xangô e Oxalá. Como não existe registro exato das primeiras procissões, acredita-se que o evento tenha mais de 100 anos. Mais de meio século, no entanto, sob o comando de uma família, que tem na imagem de São Jorge o braço forte de uma religião que se destaca por honrar e respeitar as tradições. O evento é tão tradicional, que passou a integrar as atividades no Calendário Oficial do Município.
A Procissão de São Jorge será realizada no próximo sábado (23/04), a partir das 19 horas, com saída da Rua Barão do Cambaí, 1548, percorrendo as principais vias da cidade.
O Dia de São Jorge tem milhões de devotos em todo o Brasil. Durante a procissão, devotos carregam velas e "espadas de São Jorge" e acompanham a imagem do Santo que é carregada - ao som de sirenes e fogos de artifício - geralmente pelo caminhão do Corpo de Bombeiros.
Deixe seu comentário