Previdência
Diretoria do IPRESG faz balanço de 4 anos de gestão
No final de março a Diretoria Executiva do IPRESG (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel) completa os primeiros quatro anos de gestão, sendo nomeada em 31 de março de 2017 pelo prefeito Rossano Gonçalves. Nesse período a Diretoria, sob a presidência da servidora Fabiana Pöhlmann, apresentou aos seus segurados, diversos avanços e transformações.
Logo no princípio a diretoria tomou posse fazendo avançar cerca de 30 Processos de Aposentadoria que aguardavam finalização, corrigindo falhas na folha de pagamento, contabilidade e entre outros a Conciliação bancária. Hoje nenhum processo de aposentadoria leva mais que 30 dias para tramitar junto ao IPRESG, Prefeitura e Tribunal de Contas. Além disso, a gestão trabalhou com revisão de todos os contratos firmados e diminuição severa das despesas, como se pode constatar pelo Site do TCE/RS.
Em 2018, por iniciativa da Diretoria Executiva, foi elaborado um Projeto de Lei que permitiu pela primeira vez a escolha dos representantes dos servidores junto aos Conselhos de Administração e Fiscal através de processo eleitoral próprio, onde votaram 401 servidores. Estes representantes eleitos realizaram cursos de Direito Previdenciário, Noções de Cálculo Atuarial e Gestão Previdenciária, e passaram a perceber jeton por reunião realizada, numa forma de valorizar a representação formal dos servidores junto ao Instituto. No mesmo ano a autarquia realizou concurso público e passou a contar com quadro estatutário próprio, com três concursados: Vinicius de Lima Zuse - Contador, Querina Ramos de Góes e Pamela Luiza Torres de Souza - Agente Previdenciária.
Ainda em 2018 foi criado o Programa "IPRESG Itinerante", levando a autarquia até unidades escolares ou administrativas para esclarecer dúvidas, realizar estudos de aposentadoria e repassar informações previdenciárias. Outra conquista foi a disponibilização do extrato previdenciário do servidor, ao qual os segurados não tinham acesso há mais de dez anos.
A Diretoria também inaugurou em 16 de dezembro de 2019 a nova sede administrativa do Ipresg, no imóvel adquirido pelo IPRESG ainda em 2008, com recursos próprios da taxa de administração, acumulados e aplicados desde 2010. O novo espaço possui 743,74 m2 de área construída, sendo concluído todo o pavimento térreo com área de 377,20m2 e o pavimento superior com área de 366,54m2, que terá um Auditório com capacidade para 130 pessoas, a ser inaugurado provavelmente em abril. Além da nova e moderna sede, o instituto também modernizou seu portal na internet, atendendo a todas as exigências legais de transparência.
A grande confirmação do êxito administrativo da diretoria do Ipresg foi a conquisto do Certificado do Pró-Gestão, programa federal que incentiva a profissionalização da gestão nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Após duas auditorias, o instituto conquistou a Certificação Nível I, provando que adota procedimentos contábeis, administrativos e de gestão em conformidade com os rígidos controles do Ministério da Economia. "No Estado do RS temos 327 RPPS, em 2019, época da certificação, apenas 02 conquistaram a certificação do Pró-Gestão, Erechim e São Gabriel", enfatiza Fabiana.
Como forma de aprimorar a comunicação com os servidores, o Ipresg passou a realizar periodicamente o Seminário de Gestão Previdenciária, a Cartilha do Servidor, atendimento por grupo de aplicativo de celular, e também instituiu seu Código de Ética, que reflete a missão, visão e valores de comportamento assumidos pelos servidores e colaboradores da autarquia.
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