Desenvolvimento
Prefeito participa de evento focado na inovação na gestão pública
O prefeito Lucas Menezes e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Lucas Cabral, estão participando do Smart Cities Park, evento com foco na inovação na gestão municipal, que iniciou na quarta-feira (23/11), em Nova Petrópolis.
Promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), Famurs e Prefeitura de Nova Petrópolis, o encontro mobilizou mais de mil prefeitos e prefeitas de todo o Brasil e, pela primeira vez, está acontecendo no Rio Grande do Sul.
Nos três dias de evento, foram realizadas 27 palestras que trataram (e ainda estão discutindo) conectividade, transformação digital, inteligência de dados e apresentará exemplos práticos para impulsionar novas abordagens para educação, saúde, iluminação pública, energia, finanças, gestão de obras e até na procuradoria municipal.
Durante o Smart Cities Park, a Famurs também divulgará os vencedores do prêmio Boas Práticas. Ao todo, 564 projetos, de 222 municípios gaúchos, disputam o reconhecimento em quinze categorias contempladas pela premiação.
O Smart Cities Park busca ampliar também o entendimento sobre o conceito de cidades inteligentes. Neste semestre, São Gabriel obteve a 88ª colocação no eixo Educação entre 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes elencados no Ranking Connected Smart Cities (Cidades Inteligente Conectadas).
São consideradas cidades inteligentes aquelas que promovem o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para aprimorar e interconectar os serviços das cidades.
De acordo com o presidente do IPZ, Paulo Ziulkoski, políticas nacionais favorecem a adoção de iniciativas de cidades inteligentes, mas é no município, a partir dos governos locais, que o processo acontece com o engajamento das pessoas. "A inovação municipal deve ser aderente a todos tamanhos de comunidades. O Smart Cities Park vai apresentar justamente isso, diferentes modelos de políticas públicas capazes de serem aplicados das grandes às pequenas cidades. Sempre pensando com a visão municipalista que valoriza a troca de experiência entre as localidades, buscando sinergias com o compartilhamento de custos e riscos", avaliou o presidente Ziulkoski.
Deixe seu comentário