SÃO GABRIEL WEATHER

situação do local

Prefeitura recomenda que comunidade evite frequentar o Balneário do Pedroso

O Governo Municipal recomenda que a comunidade evite freqüentar a área conhecida como Balneário do Pedroso, prolongamento do Assentamento Conquista do Caiboaté, que é de propriedade do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em vista da presença de animal hostil.

A deliberação é resultado de reunião convocada pelo prefeito em exercício Lucas Menezes, para tratar da situação do local, onde está vivendo um espécime primata "Bugio-Ruivo" (Alouatta guariba), alvo de discussão na comunidade por conta de dois episódios recentes de agressão a crianças no local, usado por muitas famílias durante o veraneio.

O prefeito em exercício ressaltou que o local não pertence ao Município, mas sim ao Incra, e que qualquer providência dependeria de pareceres de especialistas e da autorização de órgãos como IBAMA, Secretaria de Meio Ambiente e o Centro Nacional de Primatas (CENP), ligado à Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

"Recomendamos que a comunidade evite o local, tanto para evitar que alguma família sofra uma agressão como também para impedir que o animal seja atacado, o que seria um grave crime ambiental", assinalou.

Placas já foram colocadas no local em parceria com a ONG Patinhas & Focinhos, e uma bióloga da Universidade Federal de Santa Maria já realizou parecer preliminar sobre o animal.

Segundo os especialistas presentes, será preciso uma análise técnica mais robusta e precisa, para decidir se é o caso de remover o animal para outra mata mais adequada ou se ele já está adaptado àquele habitat.

Participaram do encontro a sargento Nair Jacobsen e o soldado Diego Rodrigues, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar; veterinária Adriana Pereira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural; professor Thiago Gomes dos Santos, da Unipampa; Érica Borges, da ONG Patinhas & Focinhos; o diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Cláudio Moreira, ex-chefe de gabinete do Incra; e, por teleconferência, o professor Paulo Heerdt Júnior, do Serviço de Proteção Ambiental do Incra, órgão proprietário da área.

Animais abandonados na cidade  preocupam vereadora Jana França Anterior

Animais abandonados na cidade preocupam vereadora Jana França

São Gabriel adere à cogestão e mantém bandeira laranja Próximo

São Gabriel adere à cogestão e mantém bandeira laranja

Deixe seu comentário