iluminação pública
Programa “Cidade + Iluminada” já substituiu 70% da iluminação pública de São Gabriel
Implantar melhorias na iluminação pública, com equipamentos mais eficientes e de maior durabilidade, tendo como propósito proporcionar mais segurança para a comunidade. Com este objetivo São Gabriel está realizando desde o começo deste ano um pesado investimento do Governo Municipal, que fará a substituição de todas as 6500 lâmpadas da iluminação pública da zona urbana, na antiga tecnologia de vapor sódio, por lâmpadas de LED (“Light Emitting Diode”, ou Diodo Emissor de Luz), em pontos diferentes da cidade.
O Programa “São Gabriel + Iluminada” é fruto de um convênio da Prefeitura de São Gabriel com o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (BRDE), no valor total de R$ 5 milhões, após aprovação da Câmara de Vereadores.
O convênio foi assinado em dezembro do ano passado, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Gabriel, em ato com a presença do Diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian e o prefeito Lucas Menezes.
As obras de instalação da nova iluminação começaram em janeiro deste ano, no Bairro Independência. O programa se aproxima da sua fase final, tendo já instalado mais de 4800 lâmpadas.
O prefeito Lucas Menezes detalhou o que este novo investimento vai representar para São Gabriel, proporcionando a substituição de 6 mil pontos de iluminação, possibilitando uma economia total de 57,98% com faturas e outros gastos de iluminação pública. “Por consumir menos energia que as lâmpadas antigas e ter um tempo de vida muito maior, diminuindo os gastos com manutenção, a iluminação com LED é um ganho econômico, sustentável, é mais eficiente, totalmente reciclável, sem metais pesados que contaminam o meio ambiente e vai proporcionar mais segurança”, assinalou.
O secretário de Serviços Urbanos, André Matheus Focaccia, destaca que as lâmpadas de led são consideradas mais eficientes, econômicas, recicláveis, sem metais pesados que contaminam o meio ambiente e que oferecem maior luminosidade, garantindo mais segurança para a comunidade.
Ela ainda ressalta a economia para os cofres públicos com gastos de faturas e de substituição de lâmpadas, já que as luminárias de led possuem maior durabilidade.
A mudança já tem produzido resultados a olhos vistos, segundo o secretário. “É um programa que vai trazer economicidade, segurança, embelezamento para nossas vias urbanas, além de que já tem relatos de que várias ocorrências de pequenos furtos, tentativas de arrombamentos, já foram frustradas por causa da iluminação”.
O programa, na sua fase inicial de projeto, teve início ainda na gestão do prefeito Rossano Gonçalves, que encaminhou sua tramitação junto ao BRDE. Antes deste programa, uma outra iniciativa menor foi realizada em 2018, também pelo ex-prefeito Rossano, que implantou luminárias de LED na Praça Ecológica Ramiro Meneghello, no entorno da Estação Rodoviária e na Avenida Antônio Trilha, além da colocação de uma nova e moderna rede elétrica na rua Boaventura Ferreira da Silva, na Vila Camita, que faz a ligação entre a avenida Antônio Trilha e a Avenida das Acácias, com um recurso de R$ 480 mil proveniente do REFIS 2017.
Deixe seu comentário