SÃO GABRIEL WEATHER

Infância e Juventude

Recursos de área no Tiaraju vão viabilizar políticas para crianças e jovens

Criar políticas de inclusão social, capacitação e desenvolvimento para os jovens, inclusive com a construção de espaços para ressocialização de crianças e adolescentes que tenham cometido atos infracionais, é uma das prioridades da plataforma de gestão da atual Administração Municipal para gerar oportunidades para os mais jovens, combater a violência e promover uma cultura de paz. A obtenção de recursos é crucial para estes objetivos, e por isso, nesta quarta-feira, 28 de abril, o prefeito Rossano Gonçalves e o vice-prefeito Lucas Menezes reuniram-se com o secretariado municipal e os vereadores da base, para ressaltar a importância do Projeto de Lei 025/2021, enviado ao Poder Legislativo pelo prefeito, para alienação de uma área de 3,74 hectares no interior do Município, para, com os recursos adquiridos, construir estes espaços exigidos por lei.

Trata-se de área no distrito de Tiarajú, que passou à posse do Município após a extinção judicial da Fundação Agrária e Profissional de São Gabriel, instituição que existiu legalmente de 1951 a 2007, e que trabalhava no amparo social e capacitação de crianças e adolescentes. Na sentença que extinguiu a entidade, de junho de 2017, o juiz Fábio Basaldua determinou que os recursos provenientes da área só poderiam ser utilizados em ações referentes à Infância e Juventude. "Hoje o município aluga duas casas, e a construção de espaços próprios, com as condições necessárias à nossa realidade, sem dúvida representaria um avanço fundamental para criar oportunidades de redescoberta e desenvolvimento para estas crianças e jovens", ressalta a secretária de Assistência Social, Juliana Medeiros.

O vice-prefeito Lucas Menezes ressalta que esta alienação, mediante concorrência pública, é fundamental para financiar ações como a construção destas Casas-Abrigo, além de projetos de inclusão para os jovens, nas áreas de cultura, desporto, capacitação e geração de renda. "Importante destacar que, uma vez realizada a venda do imóvel, o Ministério Público e a Justiça serão comunicados de cada uso do recurso, garantindo que sua utilização seja inteiramente focada em políticas inclusivas para crianças e adolescentes", ressaltou.

O Prefeito Rossano ressalta que a venda também é benéfica para a região do Tiaraju, já que o uso da área pela iniciativa privada tende a dinamizar o desenvolvimento do entorno. "Não é função constitucional da Prefeitura auferir lucro de áreas rurais, e o recurso de sua alienação tem destinação garantida para criar perspectivas para nossos jovens. Cremos que o Legislativo será sensível a esta necessidade", assinala.


Festival itinerante tem apresentações em São Gabriel Anterior

Festival itinerante tem apresentações em São Gabriel

9º RCB realiza campanha do agasalho em benefício de instituições filantrópicas da cidade Próximo

9º RCB realiza campanha do agasalho em benefício de instituições filantrópicas da cidade

Deixe seu comentário