SENSAÇÃO DE CALOR CHEGOU AOS 43,3º EM SÃO GABRIEL
O estado do Rio Grande do Sul foi o local mais abafado no Brasil no domingo passado. As mais altas temperaturas reais do ar, medidas à sombra, ficaram poucos décimos abaixo do dígito de 40°C, mas o índice de calor, que dá a sensação de calor considerando o teor de umidade no ar, foi o maior no país, dentre os locais onde o Instituto Nacional de Meteorologia tem medição regular de temperatura, por instrumentos automáticos. Em São Luiz Gonzaga, a sensação de calor chegou aos 44,4°C. Em São Gabriel, às 17 horas, a sensação era de 43,3ºC.
Confira outros locais no Brasil onde o índice de calor superou os 42°C em 17/12/23 Caravelas (BA): 43,8°C às 13h; Teutônia (RS): 43,0° às 15h; Camaquã (RS): 42,9°C às 14h; Corumbá (MS): 42,5°C às 13h; São Borja (RS): 42,4°C às 13h; e, Santa Maria (RS): 42,1°C às 14h.
A sensação de calor é uma temperatura calculada, por uma fórmula, que leva em conta a temperatura real do ar à sombra e a umidade relativa, no mesmo horário.
O calor foi intenso também na segunda-feira (18/12). Temperaturas um pouco acima dos 40°C ainda devem ser observadas em áreas dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
A forte onda de calor que se espalhou sobre o Brasil vai enfraquecendo já nesta terça-feira, 19 de dezembro.
O aumento da nebulosidade e das condições para chuva sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também sobre o Nordeste do Brasil vai dificultar o aquecimento excessivo do ar. As temperaturas vão ficar altas, mas sem atingir valores extremos.
As capitais mais quentes do país nesta segunda-feira devem ser Cuiabá, com temperatura máxima prevista em 40 graus, Goiânia e Campo Grande, com máxima prevista em 37 graus, Rio de Janeiro e Boa Vista, com máxima prevista de 36°C, Porto Velho, Porto Alegre e Palmas com temperatura máxima de 35°C.
Deixe seu comentário