SÃO GABRIEL WEATHER

Câmara de Vereadores

Sildo apresenta tempo mínimo para a educação física nas escolas

O presidente Sildo Cabreira, dentro de suas atribuições, apresentou hoje na Sessão Ordinária (9) um Anteprojeto de Lei estabelecendo o mínimo de três horas-aula de educação física nas escolas municipais de educação básica de São Gabriel. Um anteprojeto não tem força de lei, mas serve como uma proposta de lei ao Poder Executivo.
Mesmo com os benefícios da educação física, estimativas globais indicam que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações da OMS de 2010 para atividade física, com quase nenhuma melhora observada durante a última década.
Dados apontam também desigualdades notáveis, meninas e mulheres são menos ativas do que meninos e homens, e que há diferenças significativas nos níveis de atividade física entre grupos econômicos de alta e baixa renda, e entre regiões.
"Sabendo da grande contribuição da educação escolar como ferramenta geradora e desenvolvedora da cidadania, é fato que a educação é capaz sim de resolver lacunas impostas pelas desigualdades sociais. Sendo assim observada a grande relevância da Disciplina de Educação Física como desenvolvedora de uma sociedade mais ativa e saudável", justifica o vereador.
O texto da matéria traz ainda que a atividade física regular é um fator chave de proteção para a prevenção e o controle das doenças não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de cânceres.
A atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade; e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral.
Vereadores autorizam a contração de Dentista, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo e Engenheiro Anterior

Vereadores autorizam a contração de Dentista, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo e Engenheiro

Próximo

Sildo apresenta tempo mínimo para a educação física nas escolas

Deixe seu comentário