SÃO GABRIEL WEATHER

Povos Originários

VEREADORES RECEBEM REPRESENTANTES DOS POVOS ORIGINÁRIOS

O presidente Moisés Marques recebeu no projeto Fala Presidente representantes dos Povos Originários, liderados pelo Cacique Vera Poti, juntamente com o integrante do Coletivo Vivenciar, Matheus Jobim, na manhã desta sexta-feira. Estiveram presentes a vereadora Jana França e o assessor parlamentar Alisson Rodrigues, representando a vereadora Malu Bragança.

O grupo luta pela criação de uma aldeia em São Gabriel, o que foi tema de uma Sessão Especial realizada no plenário da Câmara, ainda este ano. No encontro, que aconteceu no mês de janeiro, ficou definida a criação de uma Comissão Especial no Legislativo para tratar de assuntos ligados a pauta indígena.

Moisés ressaltou que não questiona a legitimidade das demandas do grupo, mas que o Poder Legislativo tem suas limitações quanto a sua atuação. "Acredito que a comissão seria o caminho mais efetivo para atender essas demandas e eu dependo da oficialização dos nomes dos vereadores que irão compor a comissão para efetivá-la", falou.

Os gabinetes dos vereadores presentes se comprometeram em organizar a indicação dos nomes até o fim deste mês de julho, para que o presidente possa encaminhar a portaria de nomeação.

Sobre a criação da aldeia, os representantes informaram que o objetivo é tentar um novo caminho em São Gabriel, que sirva de exemplo para outras cidades. "Podemos estar criando algo muito especial aqui. Podemos construir algo que possa servir de modelo para o Brasil inteiro", falou Matheus.

O Cacique Vera Poti afirmou que irá apresentar uma carta ao Poder Executivo solicitando a indicação de uma área para a criação da aldeia. O grupo defende que a cidade de São Gabriel é matriz histórica dos povos originários e antigo reduto de tribos indígenas, motivo pelo qual estaria justificada a criação da aldeia.

"Estamos nos esforçando para estabelecer um diálogo com os representantes dos poderes do município e construir as políticas com esses representantes legais, não queremos conflito. Na maioria das outras cidades essa imposição vem de cima pra baixo, vem do governo federal", falou Vera Poti.


Anterior

NOVA MORADIA DO “HABITA MAIS” É ENTREGUE NO INDEPENDÊNCIA

Próximo

BAMBAS DA ORGIA APRESENTA NOVO PROJETO NO FALA PRESIDENTE

Deixe seu comentário