Campanha nacional de imunização
São Gabriel vacinou apenas 53% da população alvo contra gripe influenza
A Secretaria Municipal da Saúde realizou no sábado (03/07), das 9 às 16 horas, mais um mutirão para vacinação contra a gripe influenza (H1N1). A mobilização aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde Zona Oeste, Nosso Sonho, Caic e PAM. A campanha nacional termina no dia 9 de julho.
O mutirão foi mais uma oportunidade para que a população alvo (ainda não vacinada) recebesse o imunizante. Seguem tendo acesso à vacina as crianças de seis meses a seis anos incompletos sem comorbidades, pessoas de seis a 59 anos com comorbidades, idosos, trabalhadores em educação, trabalhadores em saúde, caminhoneiros, motorista de transporte público, pessoas com deficiência permanente, seguranças, grávidas e puérperas.
De 21.290 doses recebidas, a Secretaria da Saúde já aplicou 15.962 pessoas, o que representa 74,97% de eficiência. Levando-se em consideração um público alvo de 30 mil pessoas, o índice é 53,20%.
O Rio Grande do Sul atingiu, antes do final de junho, apenas 38,5% da meta de imunização da população na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O dado preocupou o governo do Estado, segundo a chefe da divisão de epidemiologia do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ela alertou que o grupo dos idosos, público-alvo que em outros anos atingia a meta de 90% vacinados, em 2021 chegou, até agora, a 51% de cobertura.
Dos públicos que podem se vacinar, os indígenas têm o maior percentual de população imunizada contra a gripe: 85%. As crianças vêm em segundo, com 62%; As puérperas têm 59%, e as gestantes e os trabalhadores da área da saúde têm 53% cada.
ESTADO AINDA NÃO LIBERA VACINAÇÃO
O Ministério da Saúde autorizou a liberação de vacinas para toda a população com mais de seis meses de idade. No Rio Grande do Sul, no entanto, a Secretaria Estadual pediu que os Municípios adiassem essa medida. Ainda não há definição de quando serão liberadas as doses para o restante da população gaúcha.
IDOSOS
Os idosos são as maiores vítimas da gripe. Dados oficiais indicam que do total de mortes provocadas pelo vírus Influenza no Brasil, mais da metade são de pessoas com 60 anos ou mais. Esse público está entre as prioridades da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até 9 de julho nos serviços de saúde. "Há 4 anos eu tomo a vacina. Desde que comecei, nunca mais tive sintomas fortes", conta a dona de casa Eliete de 60 anos.
Deixe seu comentário