Pode faltar leitos
Taxa de ocupação de leitos chega a 90% em São Gabriel
A direção do Hospital de Santa Casa de São Gabriel divulgou números preocupantes que revelam a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI. Segundo o Diretor Técnico da instituição, médico Ricardo Coirolo, dos 214 leitos reservados para atendimento clínico, mais de 90% já estão sendo ocupados.
Apesar de haver uma preocupação redobrada com o aumento de casos Covid-19, o médico lembra que a instituição atende pacientes com diversas enfermidades "e estas pessoas também precisam de leitos", complementou.
Dos 214 leitos existentes no Hospital, apenas 31 fazem parte do quantitativo reservado para atendimento Covid-19. A elevação no número de casos faz com que a direção estude a abertura de uma nova ala para atenção a pacientes com coronavírus.
"No entanto, ainda estamos na fase de propostas, pois ainda vamos analisar essa possibilidade em uma reunião com as chefias da UTI e Enfermagem. Se ampliarmos a quantidade de leitos, será para garantir, para os gabrielenses, uma retaguarda", afirma Coirolo.
UTI Covid
Na tarde desta quinta-feira (04/03), todos os leitos da UTI Covid estavam ocupados e 90% dos leitos da UTI Geral também já estavam sendo usados.
Na terça-feira, o governo do estado acenou com a possibilidade de tornar obrigatório a destinação de 50% dos leitos clínicos, em todos os hospitais do Rio Grande do Sul, para atendimento Covid.
A manifestação causou animosidade entre administradores de hospitais e governos municipais. Ricardo Coirolo acredita que a "proposta"não ganhe força, "caso contrário, o governo estadual estaria engessando os hospitais locais e impedindo-os de atender às suas populações", finalizou.
ESTADO
Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul atingiu a taxa de ocupação de leitos da UTI de 101,5%. Cerca de 72% destes eram pacientes com Covid-19 ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave. Desde terça o estado apresenta taxa maior de 100%.
Foram registradas 180 novas mortes nas últimas 24 horas. A média móvel bateu o recorde pelo sexto dia seguido e atingiu 115.
São Gabriel registrou a 68ª morte associada a Covid-19 na tarde desta quinta-feira. A vítima é um homem de 71 anos.
Em Porto Alegre, os hospitais atingiram 102,7% de ocupação dos leitos de UTI até o início da tarde. De acordo com o monitoramento da prefeitura, 176 pacientes estão na emergência e aguardam uma vaga em leitos críticos. Destes, 138 estão com coronavírus e 38 têm outras doenças.
Deixe seu comentário