SÃO GABRIEL WEATHER

ATLETA NASCIDO EM SÃO GABRIEL PARTICIPA DA PARALIMPÍADA EM PARIS.


Começou a Paralimpíada. O desfile dos aletas aconteceu após show da Patrulha Acrobática Francesa que coloriu o céú de Paris com as cores da bandeira da França. E a delegação brasileira, de agasalhos azuis e chapéus amarelos e azuis, foi muito aplaudida.
O Brasil é uma das potências paralímpicas e deve terminar nas primeiras posições do quadro de medalhas. O país terá 279 atletas na França, sendo 16 deles nascidos ou vinculados ao Rio Grande do Sul. Entre os atletas que participam dos Jogos Paralímpicos de Paris, destaque para o gabrielense Reinaldo Vagner Charão Ferreira (residente em Canoas), que participa das provas de Tiro com arco; ela está na classe: W2 (arco composto) e, no Rio Grande do Sul, representa o Clube RS Paradesporto.
A vaga para os Jogos Paralímpicos veio em 2023, quando foi vice-campeão mundial por equipes mistas, ao lado de Jane Karla. Foi bicampeão brasileiro (2021 e 2022) e ouro no Parapan-Americano em 2024.

A ABERTURA
Uma celebração a “todos os corpos” e com boa dose de (auto) crítica às insuficientes iniciativas da sociedade para a inclusão da pessoa com deficiência marcaram a Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Paris-2024 na quarta-feira (28/08).
A festa tinha como objetivo a reflexão e Alexander Ekman, responsável pelas coreografias do evento, com cerca de 500 artistas, nos convidou a pensar em uma sociedade mais inclusiva. A Paralimpíada de Paris, a primeira a ser realizada na cidade, se estenderá até 8 de setembro. Thomas Jolly, o diretor da cerimônia intitulada “Paradoxo”, quis deixar uma marca e transmitir uma mensagem sensível.
E conseguiu: o paradoxo entre uma sociedade que afirma ser inclusiva, mas continua “cheia de preconceito em relação às pessoas com deficiência”, população esta que chega a 15% da população mundial. E o paradoxo já deu as caras antes mesmo da festa começar: a Champs-Elysées, a avenida mais famosa de Paris, teve de ganhar camada de asfalto liso para que os cadeirantes pudessem desfilar sem ficar trepidando.
Assim como a Cerimônia de Abertura da Olimpíada, às margens do rio Sena, a Cerimônia da Paralimpíada foi realizada fora do principal estádio de atletismo do evento.Desta vez, o palco foi a Champs-Elysées, onde acontece o desfile das 185 delegações, além da Praça da Concórdia. Sem chuva, a grande vilã da festa olímpica, esta cerimônia tem clima festivo e bom humor.

Atleta de São Gabriel se despede dos Jogos Paralímpicos após disputar duas provas Anterior

Atleta de São Gabriel se despede dos Jogos Paralímpicos após disputar duas provas

Próximo

EQUIPE DO SENSEI RATO AGRADECE APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário