Titulação Agrária
Assentamento Zambeze quer mudar o nome para comunidade Tarso Teixeira
Os moradores do assentamento Zambeze, na região de Caiboaté Grande, interior de São Gabriel, pretendem mudar o nome da localidade para Comunidade Tarso Teixeira, em homenagem ao líder ruralista e ex-superintendente do Incra, falecido em janeiro de 2020. A intenção foi revelada pelo presidente da associação de agricultores do Zambeze, o assentado Carlos Roberto Freitas de Arruda.
A comunidade de assentados, formada por 47 famílias, busca agilizar a concessão dos títulos definitivos de seus lotes, dentro do programa de titulação agrária executado pelo Incra em todo o território nacional. "Sabemos que o governo federal quer entregar títulos de propriedade para assentamentos de São Gabriel, para prestar uma homenagem póstuma ao ex-superintendente, e pleiteamos que o Zambeze deva ter prioridade", ressalta. O líder do assentamento já esteve reunido com o superintendente do Incra no Rio Grande do Sul, Gilmar Tiethboll. A pretensão da comunidade tem o apoio oficial da Prefeitura Municipal, e o prefeito Rossano Gonçalves já expediu documento ao Incra solicitando a titulação dos assentados do Zambeze. "Frente a outros assentamentos de São Gabriel, o Zambeze é o que está em melhores condições para titulação, já com o georreferenciamento realizado, faltando apenas ajustar uma matrícula", ressalta.
O assentamento Zambeze tem esse nome porque foi originado da desapropriação da fazenda São José do Zambeze, em 2009. Segundo Carlos Roberto, a idéia de rebatizar o local com o nome de Tarso Teixeira é uma homenagem de reconhecimento ao ex-superintendente que primeiro se mobilizou para realizar a titulação dos assentamentos de São Gabriel e de todo o Estado. "O doutor Tarso deixou um legado que os assentados reconhecem, entregou mais títulos em sua gestão do que em todos os 50 anos anteriores da história do Incra, por isso é justo o reconhecimento", salientou.
Deixe seu comentário