Documento
Íntegra do discurso do prefeito Lucas Menezes na transmissão de cargo
Estimado Prefeito Rossano e sua família,
Prezados Secretários e colaboradores,
Queridos pais Glei e Maria Thereza,
Minha querida Larissa Acosta,
Minha família que aqui está, e a quem nos assiste de outro Plano,
Minha saudação a todos.
Assumir, aos trinta anos de idade, a Chefia do Poder Executivo da minha terra natal, São Gabriel, é uma missão que assumo com enorme senso de responsabilidade e profunda clareza dos desafios. Esse ato transcorre dentro da normalidade das transições pacíficas da nossa democracia, nos termos da Lei Orgânica do Município, cumprindo o dever constitucional da missão que assumi quando tomei posse, ao lado do prefeito Rossano, na condição de vice-prefeito da nossa Terra dos Marechais, em janeiro de 2021.
Aprendi, desde muito jovem, a enxergar a política como uma forma elevada de servir ao próximo, de buscar o bem comum e de construir caminhos de aproximação entre desiguais. Vivenciei isso acompanhando a intensa trajetória de meu pai, Glei Menezes, como prefeito de Rosário do Sul e como líder municipalista de grande reconhecido em todo o Estado, sempre com o apoio firme e paciente da minha mãe Maria Thereza, ela também herdeira de um legado de honradez e dignidade política semeado pelo meu avô, Inocêncio da Cunha Gonçalves, que de 63 a 69 teve a honra de ser prefeito dessa terra, sendo até hoje lembrado por sua ética elevada e seu profundo senso de missão no serviço ao povo e aos mais humildes.
Convivi, portanto, com estes valores desde o berço, dentro da minha própria casa. Pude também aprofundar minha experiência e meu preparo com a coisa pública servindo ao povo gaúcho como assessor parlamentar da Assembleia Legislativa, atuando em comissões técnicas e conhecendo o serviço público por dentro. Entretanto, posso afirmar sem receio algum, que nada me trouxe mais preparo, maturidade e aprendizado do que este intenso convívio com o Prefeito Rossano Gonçalves, não apenas durante uma campanha eleitoral histórica e intensa, mas principalmente no dia-a-dia da gestão pública. Se na campanha política o povo enxerga o Rossano orador vibrante e líder carismático, na gestão diária da coisa pública vemos o Rossano gestor, homem público experiente, o único na cena política gaúcha que carrega cinco mandatos executivos na bagagem.
Este convívio diário na administração pública me fez ter ainda maior admiração pelo homem público que me deu a honra de estar a seu lado, não somente na eleição, mas na construção coletiva de decisões e soluções em prol da nossa gente gabrielense, e pude partilhar de sua visão, seu legado, sua firmeza de convicções e sua experiência.
Agora que Rossano, num gesto de coragem pessoal que apenas reafirma sua grandeza pessoal e política e seu elevado espírito público, lança-se a uma nova etapa de sua vida pública, colocando-se à disposição para ser um representante das pautas do nosso desenvolvimento regional na capital do país, recebo a incumbência e o desafio de dar continuidade ao projeto que a comunidade aprovou nas urnas, e reafirmo que o Plano de Governo que foi trazido á debate em 2020 seguirá sendo nossa guia mestra, nossa diretriz norteadora na condução dos rumos do governo, com a mesma dedicação e entrega pessoal com que o prefeito Rossano vinha conduzindo a gestão municipal.
A situação em que hoje recebo a Prefeitura é totalmente distinta da que se encontrava quando foi recebida pelo prefeito Rosssano no início de 2017. Um trabalho de gestão contínuo, progressivo e criterioso, assumido com dedicação por cada secretário e cada colaborador da gestão pública, permite que hoje a Prefeitura de São Gabriel tenha saúde financeira e estabilidade econômica, que nos permitem honrar os compromissos e termos uma capacidade de investimento que se traduz em obras e novos serviços sendo entregues à população. A zeladoria urbana, as obras de drenagem e asfaltamento, a administração interna, a qualidade da educação pública, a dedicação dos serviços públicos de saúde no combate à pandemia, a recuperação gradual das estradas municipais, são demonstrações do tanto que avançamos ao longo dos últimos anos.
Nosso objetivo é consolidar estes avanços e alcançar novas conquistas. Ainda na campanha, recebi do prefeito Rossano a incumbência de conceber projetos voltados ao desenvolvimento e geração e novas oportunidades à nossa juventude, e estaremos empenhados em consolidar avanços para a geração de renda, empregos e oportunidades para nossos jovens. A Lei da Liberdade Econômica e a Sala do Empreendedor, já aprovadas, o debate sobre a Nova Economia, a desburocratização de processos, o aperfeiçoamento do serviço prestado ao cidadão e outras ações que vamos implantar para buscar a inserção do Município na moderna economia, estarão sendo executadas em linha com o projeto que juntos construímos.
E quando falamos em oportunidades, é preciso também ver este momento histórico como uma chance para nosso desenvolvimento regional. Não há dúvidas que a necessidade de representantes da região no centro das decisões nacionais é fundamental para conquistar recursos, atrair investimentos, e é oportuno que toda a comunidade faça uma reflexão a esse respeito, se de fato queremos o pleno desenvolvimento para nossa comunidade e nossa gente.
Ao amigo Rossano, que ao longo de sua vida tem sido a encarnação deste projeto de transformação social para nossa terra e nossa gente, meu desejo sincero de sucesso e minha profunda gratidão. A cada colaborador deste governo, meu recado é o mesmo que o prefeito Rossano daria sempre: Trabalho, trabalho e mais trabalho. Precisamos, como agentes públicos, corresponder ao dinheiro que o contribuinte gasta com nossos salários, e o povo gabrielense não merece menos do que nossa dedicação integral.
Estando próximos das celebrações pelos 176 anos da nossa São Gabriel, deixo como presente de aniversário para nossa Terra dos Marechais o meu mais absoluto compromisso com o bem estar e a qualidade de vida da nossa querida gente gabrielense.
Que Deus nos abençoe!
Muito obrigado a todos, e vamos ao trabalho!
Deixe seu comentário