Cultura
Trajetória da educação pública em São Gabriel é tema de livro
A busca incessante do aprimoramento do sistema municipal de Educação para prover um ensino público de qualidade ao longo de diversas gestões municipais, dando a São Gabriel o título de Cidade Educadora, tornou-se tema de uma pesquisa que virou livro, e teve seu lançamento na tarde de sexta-feira, 23 de setembro, no Centro Cultural Sobrado da Praça, esquina das ruas Duque de Caxias e Andrade Neves, próximo à Praça Fernando Abbott. Trata-se do livro "Os Triunfos da Educação Gabrielense", escrito por Larissa Graeff, atual presidente do Conselho Municipal de Educação.
A secretária de Educação em exercício, professora Ângela Medeiros de Assis Brasil, representou o prefeito Lucas Menezes no ato de lançamento da obra, tendo ainda a presença do presidente do Poder Legislativo e ex-secretário da Educação, vereador Sildo Cabreira (PDT) e vereador José João Barcellos (PL), além de dirigentes da Secretaria e do Conselho de Educação, ex-secretários e familiares, além da família do primeiro presidente do Conselho de Educação, Luiz Eron Rodrigues Moreira.
A autora, licenciada em Pedagogia e especialista em Educação do Campo e Legislação Educacional, relata em sua obra a história do sistema municipal de Educação, do Conselho de Educação e da Associação de Professores Municipais de São Gabriel (Apromusg), mencionando também o Conselho de Almentação Escolar e o Conselho CACS/Fundeb, também trazendo uma memória da Secretaria de Educação e dos secretários municipais ao longo da história. O prefácio do livro é assinado por Fabiane Bitello, Coordenadora Estadual da UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação). A autora homenageou a presidente da Apromusg, Ana Maria Oliveira da Silva e a pedagoga Jaqueline de Almeida Pinheiro, que a incentivaram a prosseguir com a pesquisa e publicar seu trabalho.
No ato de lançamento, houve uma apresentação de alunos do Conservatório Municipal Iza Meyer, Pedro e Nycolas, e um agradecimento ao coordenador do conservatório, músico Gilnei Oliveira, e ao secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Rogério Melo, pela cedência do espaço.
Deixe seu comentário