SÃO GABRIEL WEATHER

ex-marido é suspeito

Mulher é assassinada dentro da própria casa

São Gabriel registrou o primeiro caso de feminicídio em 2021. Uma mulher de 46 anos foi encontrada morta, em casa, por um dos filhos, no final da noite de sábado (30/01). A vítima foi identificada como sendo Mirian Gelsdorf. O corpo foi localizado suspenso por uma corda em uma das janelas da casa. Quando a Brigada Militar chegou na residência, Mirian já estava no chão, na parte de trás da residência. A corda estava ao redor do pescoço.

O crime aconteceu na Rua Rafael Pascotin, 18, no Bairro Pascotin, na zona oeste de São Gabriel. A Brigada Militar identificou sinais de briga no interior da residência, com objetos quebrados e manchas de sangue no chão da sala.

Relatos revelam que, momentos antes, o ex-companheiro de Mirian teria estado no local e discutido com a vítima. Pedro Laureano da Fontoura, de 50 anos, tinha medida restritivas e estava separado da vítima, mas não aceitava a separação. Ele ainda não foi encontrado e é apontado como principal suspeito.

Nesta segunda-feira (01/02), a Polícia Civil ouviu pessoas que estiveram no local. O filho da vítima (não identificado), primeiro a encontrar o corpo, foi ouvido no setor de investigações.

NÚMEROS NO ESTADO

Na primeira quinzena de janeiro, a Comunicação Social do Governo do Estado disse que os gaúchos passaram a viver em um Estado mais seguro nos últimos dois anos. Depois de alcançar em 2019 os mais baixos índices de criminalidade da década, o governo do Rio Grande do Sul consolidou no ano passado a menor taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes desde 2010.

Ao final de dezembro, o acumulado de vítimas de assassinato no ano foi de 1.694, 6,5% menos do que as 1.811 de 2019 e o menor total de 2007. Com o resultado, considerando a mais recente estimativa de população do RS segundo o IBGE, a taxa caiu para 14,8 mortes a cada 100 mil habitantes - abaixo de 15 pela primeira vez em 11 anos. Comparado ao pior momento já vivido no Estado, em 2017, quando a taxa chegou a 26,4 homicídios por 100 mil habitantes, o dado atual equivale à queda de 44%.

Os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram ainda que, em 2020, 117 municípios tiveram alguma redução no total de vítimas de homicídios na comparação com o ano anterior. O cenário de queda nos assassinatos se repete entre os latrocínios e os feminicídios. Juntos, esses três crimes representaram no primeiro biênio do atual governo a preservação de 1.343 vidas. No primeiro ano, foram 600 mortes a menos. No segundo, o saldo frente a 2018 foi ainda maior, 743 óbitos violentos a menos.

Os dados do Estado foram divulgado num momento de tristeza em São Gabriel. No primeiro dia do ano, um homem foi assassinado no Posto Batovi. E, no sábado passado, novamente uma mulher é morta dentro da própria casa.

PRF apreende mais de 125 mil reais sem comprovação de origem em Santa do Livramento Anterior

PRF apreende mais de 125 mil reais sem comprovação de origem em Santa do Livramento

Anúncios de empregos em redes sociais não são verdadeiros Próximo

Anúncios de empregos em redes sociais não são verdadeiros

Deixe seu comentário