Câmara de Vereadores
Projeto de Lei declara São Gabriel a Capital dos Trovadores
O Poder Legislativo de São Gabriel aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 23 de junho, o Projeto de Lei do vereador José João da Silva Barcellos, "JJ Barcellos" (PL), que declara São Gabriel a Capital dos Trovadores, no Estado do Rio Grande do Sul. A justificativa traz embasamento histórico sobre a trajetória de diversos trovadores lendários de origem gabrielense.
Segundo o PL aprovado hoje, São Gabriel possui o maior número de trovadores da historia do Rio Grande do Sul e a maior quantidade de títulos, desde a época do famoso Pedro Canga e até hoje ninguém supera essas conquistas. "Tivemos em nossa historia vereadores trovadores: Lazaro Xarão, Carlos da Silva Leite, Carlos Alberto Moreira, Renato Silva, Evaristo de Oliveira e, atualmente, Elson Teixeira e Irio Rodrigues", afirma JJ Barcellos.
"Macedinho e a Família Chaves somam juntos a imbatível marca de mais 2.500 títulos e troféus, dentre estes FEGART, ENART, VACARIA, RBS e outros tantos Rodeios dentro e fora do Estado, eis aqui alguns de nossos Trovadores que escreveram as páginas do mundo da Trova: Raul Sotero de Souza fez parte do Trio Gaúcho juntamente com o Rei dos trovadores Gildo de Freitas e Francisco Bicca, Gabriel Marinho, Galdino Marques e Canário Alegre".
O texto continua a descrever as histórias pessoais de trovadores e dezenas de outros nomes. "Citei alguns gabrielenses de renome, para justificar o reconhecimento pela bela história cantada em versos e o comprometimento com a cultura gaúcha, nossas raízes e nossos costumes", argumentou o vereador. Barcellos fez questão de destacar o nome e a história de Canário Alegre, que foi o tradicionalista e trovador mais conhecido do município.
Sobre a legalidade do município se autodeclarar com este título, o vereador explica que este é o caminho correto a ser tomado legalmente. Primeiro o município se reconhece merecedor do título e posteriormente luta para que o projeto seja reconhecido em nível estadual pela Assembleia Legislativa. JJ argumentou que, caso ele seja sancionado pelo prefeito, o próximo passo será justamente esse, buscar apoio do Estado para que São Gabriel seja definitivamente reconhecida como a Capital dos Trovadores.
Deixe seu comentário