SÃO GABRIEL WEATHER

Em dois dias

São Gabriel já imunizou 310 gabrielenses do grupo prioritário

Após longa espera, Estados e municípios deram o pontapé inicial na campanha de vacinação contra a covid-19 no país, a indefinição deu lugar à esperança. No Rio Grande do Sul, depois de alguma confusão quanto ao transporte das vacinas e o número de doses que cada município receberia, planos de vacinação logo foram comemorados com atos simbólicos e muita expectativa por parte da população. 

Em São Gabriel, equipes do setor de imunizações aplicaram as primeiras doses da vacina ainda na noite de terça-feira (19/01), minutos depois que os imunizantes foram entregues ao prefeito Rossano Gonçalves e seu vice, Lucas Menezes, em um ato simbólico realizada na sede do CAPS, no Bairro Vargas. São Gabriel recebeu 563 doses da vacina CoronaVac. Cinco profissionais - cada um representando um dos segmentos de saúde ligados à linha de frente Covid - foram vacinados: Rosângela Boher, enfermeira e funcionária pública municipal há 20 anos; Dr. Luis Alderete, médico da UTI Covid; Conceição Favorino Moreira Rodrigues, servidor público e técnico de enfermagem da Classe A (Leitos Clínicos Covid); Rosélia Almeida Strom, representante das Instituições de Longa Permanência para Idosos - Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho; e Graziele de Almeida Silveira, serviços gerais do Gripão. 

A campanha começou na manhã de quarta-feira (20/01) com a imunização de profissionais do Gripão, Comitê Covid-19 e Santa Casa. Durante o dia, foram vacinadas 198 pessoas.  

A mobilização seguiu nesta quinta-feira (21/01) com a vacinação de idosos e profissionais que trabalham nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (asilos). Pela manhã foram imunizados os internos e também os profissionais que trabalham no Asilo São João. 

Foram vacinadas 57 pessoas, sendo 37 idosos e 20 trabalhadores.

O idoso Igeneo da Cruz não poderia imaginar presente melhor ao completar 81 anos. De aniversário no dia 21, o interno do Asilo São João comemorou o recebimento da primeira dose da vacina contra o Coronavírus nas primeiras horas da manhã. Ele e outros 36 residentes fazem parte da lista de prioridades estabelecidas pela normativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Há um ano e três meses residindo no Asilo São João, Igeneo (conhecido pelo apelido de Genês) foi bem cedinho para o pátio da Instituição. A vacinação estava marcada para às 9 horas, mas ele, e outros internos, não esconderam o desejo de participar da campanha. Os idosos aguardaram o momento da vacinação no pátio, organizados conforme estabelece as medidas de prevenção à Covid-19. Também na quinta-feira, no período da tarde, foram vacinados internos e funcionários da Abrigo Espírita Manoel Viana de Carvalho. 

Foram vacinadas 112 pessoas nesta quinta-feira. No total, em dois dias, foram imunizados 310 gabrielenses. Ainda restam 253 doses. 

Segundo a secretária municipal da Saúde, médica Kátia Raposo, nesta sexta-feira (22/01) serão vacinados médicos que atendem no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na segunda-feira, segue a vacinação de outra parcela de profissionais que trabalham no Gripão e no Hospital. A Secretaria da Saúde tenta incluir no grupo prioritário os servidores do Corpo de Bombeiros que atuam na linha de frente Covid. Mas ainda não recebeu uma resposta positiva do Estado. 

OUTROS MUNICÍPIOS

As doses da vacina contra a covid-19 começaram a ser enviadas para o interior do Rio Grande do Sul na manhã de terça-feira (19/01), quando veículos das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) buscaram os lotes na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos, na zona leste de Porto Alegre. 

Mas quantas vacinas foram recebidas por cada município gaúcho? E quando deve ser concluída esta primeira etapa da vacinação no Rio Grande do Sul? 

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), cada município está recebendo a quantidade de doses de forma proporcional à população a ser vacinada no seu território, ou seja, depende de quantas pessoas se enquadram nos públicos-alvos da primeira fase da campanha. 

Confira abaixo as informações que mostram a quantidade de doses recebida por cada município, de acordo com sua Coordenadoria Regional de Saúde, e as expectativas de cada região para a finalização desse passo inicial rumo à imunização da população gaúcha.  

10ª CRS - A região recebeu 4 mil doses da vacina contra a covid-19. Todas já foram distribuídas entre os municípios, mas a CRS não tem informação sobre a quantidade de doses já aplicadas. 

Alegrete - 850

Barra do Quaraí - 23 

Itaqui - 217 

Maçambará - 27 

Manoel Viana - 60 

Quaraí - 157 

Rosário do Sul - 261 

Santa Margarida do Sul - 21 

Santana do Livramento - 804 

São Gabriel - 563 

Uruguaiana - 1.017 

Ao indeferir recursos, Estado mantém mapa definitivo com 17 bandeiras vermelhas na 38ª rodada Anterior

Ao indeferir recursos, Estado mantém mapa definitivo com 17 bandeiras vermelhas na 38ª rodada

São Gabriel chega a 57 óbitos associados à covid Próximo

São Gabriel chega a 57 óbitos associados à covid

Deixe seu comentário