SÃO GABRIEL WEATHER

Secretaria da Saúde lança campanha Juntos na Torcida pela Vida - Pedir ajuda faz bem

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10/9, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lança a campanha “Juntos na torcida pela vida - pedir ajuda faz bem”, com vídeos que serão veiculados nas redes sociais durante o mês de setembro, dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha conta com a participação de atletas do Grêmio e Internacional falando sobre a importância de as pessoas procurarem ajuda nos serviços de saúde.  

A campanha Juntos na Torcida pela Vida é desenvolvida pelo Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio. Faz parte de uma programação que inclui ações que reafirmam a Promoção à Vida, com foco na prática da escuta, acolhimento, atenção e cuidado com as pessoas que apresentam sinais de sofrimento.  

Dados sobre o suicídio

 

Ainda no mês de setembro, será publicado o Informe Epidemiológico dos casos no Rio Grande do Sul em 2023. O documento, elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) tem por objetivo trazer uma luz a essa temática, incentivando gestores e profissionais a discutirem e planejarem ações de enfrentamento para esse problema de saúde pública.  

O Rio Grande do Sul, historicamente, apresenta as maiores taxas de mortalidade por suicídio do país. Entre 2015 e 2023, as taxas de mortalidade por suicídio no país subiram 38,37%, o estado seguiu a tendência nacional, com 32,17% de aumento. Em 2023, ainda que os dados sejam preliminares, foram registradas 1.548 mortes por esse agravo no RS. Aproximadamente oitenta por cento desses suicídios (80,04%) registrados são de pessoas do sexo masculino. A taxa de mortalidade dos homens aumenta conforme avança a faixa etária, aumentando também a diferença em relação ao sexo feminino.  

Cabe destacar que, a partir do ano de 2022, houve um aumento na mortalidade por suicídio da população indígena no estado. No ano de 2023 atingiu seus maiores números (29,29%).  

"Adotar um recorte de equidade na análise epidemiológica do comportamento suicida não só melhora a eficácia das intervenções, mas também promove um sistema mais justo e inclusivo que reconhece e enfrenta as desigualdades existentes. Isso contribui para uma abordagem mais eficaz na promoção da saúde mental e na redução das taxas de suicídio", ressalta Bruno Moraes, Coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio  



Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 no país Anterior

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 no país

RS terá mais de 160 novas unidades básicas de saúde financiadas pelo governo federal Próximo

RS terá mais de 160 novas unidades básicas de saúde financiadas pelo governo federal

Deixe seu comentário